5 cidades que devem desaparecer até a próxima década

Confira quais são as cidades que provavelmente não existirão mais em breve.

Segundo especialistas, existem lugares que podem sumir antes mesmo da próxima década, pois são cidades que alagam facilmente, o que pode fazer com que isso aconteça. Os alagamentos ocorrem por conta de fatores relacionados à localização dessas cidades, tornando-as mais propensas ao desaparecimento. Por isso, neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre esse assunto e sobre essas cidades.

Atualmente, o avanço do aquecimento global é crescente, e vem chamando a atenção das pessoas. Isso porque esse avanço anda trazendo diversas consequências e, entre elas, o derretimento das geleiras, que aumentam o nível do mar de forma alarmante. Esse grande aumento no nível do mar faz com que algumas cidades fiquem propensas a afundar.

Porém, outro fator que torna essas cidades ainda mais propensas é a localização em que elas se encontram, como em locais costeiros, de baixo-relevo ou áreas sujeitas a alagamento por monções. Esse alagamento pode ser irreversível mesmo em lugares com sistemas de defesa, e o desaparecimento pode chegar a acontecer em pouquíssimo tempo.

5 cidades que alagam facilmente

Bangkok, Tailândia

Bangkok é uma cidade tailandesa construída em cima de um pântano, o que faz com que seu solo seja extremamente argiloso e denso. Por conta disso, essa é uma cidade que naturalmente é propensa a inundações. Especialistas acreditam que até 2030 uma boa parte dela pode afundar.

LEIA MAIS: Saiba como dirigir durante fortes chuvas e alagamentos – Veja dicas essenciais!

Basra, Iraque

Segundo especialistas, Basra é uma cidade do Iraque que pode chegar a ser inundada parcial ou totalmente até 2023. Isso acontece principalmente por conta da sua localização.

Veneza, Itália

Esse é um dos pontos que mais tem chance de inundar entre todas as cidades listadas aqui. Veneza tem uma localização que faz com que ela seja extremamente frágil em relação aos mares, e, com o derretimento das geleiras, ela fica ainda mais propensa a submergir. Acredita-se que, se o aumento do nível do mar continuar no mesmo ritmo, em menos de 10 anos essa cidade pode não existir mais.

LEIA MAIS: Como Veneza não afunda? Saiba o que a sustenta há séculos!

Miami, Estados Unidos

Com o aumento das inundações, a água potável e a infraestrutura dessa cidade já estão sendo impactadas. Assim, os prejuízos serão muito maiores conforme as próximas enchentes. Porém, o tempo estimado para que essa cidade afunde ainda é maior que o das demais.

Nova Orleans, Estados Unidos

Segundo estudos feitos pela NASA, até o final do século, acredita-se que essa cidade já esteja submersa por conta da sua localização e enorme facilidade de inundar.

Caso tenha gostado deste artigo, acesse o Rotas de Viagem e veja muito mais!

Você pode gostar também