iPhone 14: Recurso pode te salvar em caso de acidentes

Saiba como nova atualização do iPhone pode salvar sua vida

Nova atualização do iPhone 14 pode salvar vidas. Uma das propostas no Apple Watch Series 8 e no iPhone 14 é o detector de acidentes de carro. Esse dispositivo consegue identificar quando há acidentes e fica feliz em ajudar. Para saber mais sobre como funciona esse dispositivo, confira o artigo na íntegra e saiba mais!

Como funciona o detector de acidentes do iPhone 14 e como ele pode salvar vidas

Consoante ao Departamento de Transportes dos Estados Unidos, cerca de metade dos números de acidentes de carro graves ocorrem em áreas rurais, e aproximadamente metade desses também envolve um único veículo. 

Levando em consideração esses fatores, possuir algo no bolso, ou pulso, que possa ajudar a notificar autoridades e os responsáveis por socorro de forma imediata pareceu algo muito mais do que útil. 

LEIA MAIS: Porque não existe o iPhone 9? Descubra esse mistério!

Sendo assim, tanto o iPhone 14 quanto o Apple Watch Series 8 possuem um microfone que detecta ruídos de impacto, um acelerômetro que detecta desacelerações rápidas e um barômetro que pode marcar uma mudança de pressão, como ocorre quando os airbags são ativados. 

Através desses artifícios, um giroscópio de 3 eixos e um acelerômetro de alta força G permitem que possa ser detectado o momento preciso do impacto. Tudo isso, em conjunto a um algoritmo super treinado em milhões de dados, de acordo com a Apple, procura promover um sistema de avisos seguro e efetivo.

Assim, caso detecte um acidente, o iPhone emitirá um alerta e, caso o motorista não responda a ele, o próprio aparelho entrará em contato com serviços de emergência.

O vídeo abaixo (em inglês) mostra como o recurso funciona:

Funcionalidade do dispositivo

Este não é o primeiro dispositivo a conter um recurso similar. Modelos recentes do Apple Watch continham um recurso básico de detecção de queda, como modelos de telefones Google Pixel mais recentes já possuem detecção de falhas, assim como sensores de movimento e outros recursos que podem ativar o Serviço de Localização de Emergência. 

LEIA TAMBÉM: 5 novos recursos interessantes do iPhone – e que o Android já tinha!

Como se trata de um recurso novo, ainda não existem muitos relatos de pessoas que tiveram suas vidas salvas por conta da notificação enviada pelo dispositivo. Porém, é fácil constatar que, ao tomar visibilidade, esse se tornará ainda mais comentado. 

Independente disso,  trata-se de um recurso extremamente útil e necessário, assim como muito mais prático do que precisar ainda entrar em contato com alguém, quando o seu próprio celular já faz isso de forma automática.

Gostou deste artigo? Você pode encontrar muitos outros aqui mesmo no Rotas de Viagem

Você pode gostar também