Como se aposentar recebendo o teto do INSS? Veja o que é preciso!
Pode ser difícil, mas ainda é possível se aposentar com o teto
Todos os anos, a aposentadoria é um tema que surge e preocupa milhões de brasileiros. Afinal, pode haver uma redução significativa na renda durante essa transição de empregado para aposentado, o que pode assustar muitos cidadãos.
Por conta disso, os esforços para parar de trabalhar e receber o maior pagamento possível não são poupados, especialmente quando falamos do teto do benefício. Quer saber como alcançá-lo? Confira abaixo como se aposentar recebendo o teto do INSS.
Qual é o teto do INSS?
Antes de tudo, é importante entender que o valor do teto recebe alguns reajustes anualmente, visto que precisa se adequar à inflação. Em 2022, houve um reajuste de 10,16%, fazendo-o subir para R$ 7.087,22. Para isso, foi considerado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior.
LEIA MAIS: Quem é dona de casa pode se aposentar? Veja como funciona!
Apesar de ser relativamente difícil receber pagamentos nesse valor como aposentado, é possível consegui-lo. Para isso, o contribuinte deverá cumprir diversos quesitos que variam de tempo de contribuição, idade, valor dos salários e até mesmo expectativa de vida. Esse fator se tornou ainda mais difícil após a Reforma da Previdência, em 2019, que elevou os requisitos para alcançá-lo.
Como receber pelo teto do INSS
Há alguns anos, eram considerados todos os salários dos trabalhadores ao longo de seus tempos de contribuição, mas os mais baixos eram excluídos da média. Após a reforma da previdência o cenário mudou completamente, pois todos os pagamentos passaram a fazer parte do cálculo.
Assim, com a nova legislação, passou a ser considerada 60% da média salarial mais 2% da contribuição anual que passar de 15 anos para mulheres e de 20 anos para homens.
Dessa forma, aqueles que pretendem atingir este teto devem contribuir, sempre, com o salário máximo de contribuição. Além disso, é importante estar atento a alguns detalhes como um bom planejamento previdenciário, como, por exemplo, exigir inclusão de período de contribuição da sua empresa, etc.
LEIA MAIS: 7 Profissões que se aposentam mais cedo pelo INSS – Confira quais são elas!
Em alguns casos, investir em uma previdência privada pode garantir uma complementação de renda para conseguir uma boa renda na aposentadoria.
Se você gostou deste artigo e quiser ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Rotas de Viagem!