É permitido dirigir apenas com a CNH Digital? Veja qual é a regra!
Veja o que diz a legislação e confira como obter a CNH digital
A tecnologia veio para trazer muita praticidade para o nosso dia a dia, até mesmo quando falamos de algumas regras no trânsito. No Brasil, por exemplo, o motorista deve dirigir com sua Carteira Nacional de Habilitação em mãos, mas é bem comum esquecê-la em casa ou na carteira.
Por conta disso, a sua versão digital surge como uma excelente solução, visto que pode ser levada no celular e acessada de forma simples. Ainda assim, surgem dúvidas se é permitido dirigir apenas com a CNH digital. Confira abaixo o que fala a legislação.
LEIA MAIS: Veja como conseguir até 20% de desconto na renovação da CNH
O que a lei fala sobre o assunto
Basicamente, a legislação brasileira deixa claro que a versão digital da CNH pode ser utilizada no lugar da física. Por conta disso, é aceita em qualquer fiscalização com a mesma legitimidade. Inclusive, pode ser até mais vantajosa para alguns motoristas, visto que também permite que eles acessem outras informações do documento. Além disso, você pode acessá-la mesmo sem acesso à internet, exigindo apenas a senha do usuário.
Nesses casos, o fiscal de trânsito ou representante da lei deverá ter acesso ao QR code encontrado na CNH para comprovar sua veracidade.
Como conseguir a CNH Digital?
Os motoristas que contam com a versão física com QR Code deverão fazer download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Em seguida, é necessário realizar login com a conta do gov.br e apontar a câmera do celular para o código na carteira. Em alguns segundos o aplicativo irá validar este código e pedir para o usuário confirmar algumas informações, como nome completo, endereço, nascimento, etc.
LEIA MAIS: Novas regras para tirar ou renovar a CNH em 2022 já estão em vigor!
Depois, é só criar uma senha de quatro dígitos e uma chave de acesso ao app. Dessa forma, poderá acessar sua CNH tanto online quanto offline.
Se você gostou deste artigo e quiser ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Rotas de Viagem!