Veja como conseguir até 20% de desconto na renovação da CNH

Se você não cometeu infrações e vai renovar CNH, alguns benefícios te esperam

A Carteira de Habilitação Nacional (CNH) é um dos documentos mais importantes para os brasileiros, especialmente para aqueles que levam dirigir como uma profissão. Entretanto, seus custos acabam gerando algumas reclamações, especialmente para aqueles que precisam renovar o documento. Felizmente, aqueles que não cometeram nenhuma infração nos últimos 12 meses podem reduzir significativamente esse valor. Quer saber como? Confira abaixo como conseguir a renovação da CNH com desconto. 

Por que alguns motoristas vão conseguir o desconto?

Esse é apenas um de alguns benefícios oferecidos pelo Governo Federal para incentivar práticas mais positivas no trânsito. Através deles, o objetivo é que cada vez mais outros motoristas procurem se instruir e obedecer às leis, pois assim ganharão descontos não só na renovação da CNH, mas também na locação de veículos, contratação de seguros de automóveis e muito mais.

LEIA MAIS: Veja o que acontece se o motorista não renovar a CNH no prazo certo

Além disso, é um meio de incentivar a própria renovação da Carteira de Habilitação, visto que apesar de ser um processo simples, muitos motoristas acabam deixando de lado pelo alto custo. Afinal, ela é essencial para garantir a permanência do direito de dirigir do cidadão já habilitado. Inclusive, são feitos até mesmo alguns mutirões em todo o país para agilizar o processo, dependendo da necessidade de cada unidade federativa. Além disso, iniciativas como a CNH Social também servem para ajudar aqueles com poder financeiro menor.

Como conseguir desconto na CNH?

Para conseguir o desconto de 20%, o condutor precisa estar cadastrado no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), um banco de dados que registra todos os motoristas com bons comportamentos no trânsito. Assim, caso não tenha cometido nenhuma infração num período de 12 meses, terá acesso ao benefício. Para isso, o Governo Federal contará com dados fornecidos pelos órgãos estaduais.

Caso você se encaixe nesses requisitos, ainda é necessário instalar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), onde deverá fazer um cadastro. Também é possível realizar o mesmo procedimento pelo Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Se você gostou deste artigo e quiser ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Rotas de Viagem!

Você pode gostar também