Será que o tempo pode afetar o humor das pessoas?

Você já parou para se perguntar se o clima pode afetar na constituição do humor das pessoas? Confere aqui!

Os seres humanos evoluíram em um processo diferente dos demais animais da Terra. De fato, o ser humano foi o único animal que não se adaptou ao meio e sim adaptou o meio a si. Os humanos não desenvolveram asas para voar, criaram aviões, não desenvolveram supervelocidade, criaram carros, motos, bicicletas e tudo que conhecemos hoje nas sociedades, por mais distintas que as culturas sejam.

No entanto, dentro desse processo de modificar o meio para existirmos, existem alguns reflexos do meio em nós no que tange à própria personalidade. Por exemplo, em dias quentes, de verão, aqueles dias em que o calor é quase insuportável, você já parou para refletir como seu humor fica? E em dias chuvosos? Seu humor é sempre o mesmo ou ele pode variar conforme a influência do tempo e do clima?

De fato, é possível falar que o tempo afeta um pouco o modo como o humor das pessoas opera, conforme apontam algumas pesquisas. No entanto, é importante deixar claro que o impacto do tempo no humor das pessoas não é tão estrondoso como você pode pensar.

Será que o calor pode deixar as pessoas mais felizes?

Alguns pesquisadores, Denissen et al. (2008), acabaram fazendo a descoberta de que a influência cotidiana do tempo possui muito mais impacto no humor de uma pessoa de forma negativa do que elevando esse humor em algum espectro positivo acerca de uma determinada situação.

LEIA MAIS: Mau humor? Saiba o que fazer para melhorar esses momentos!

Em vista disso, curiosamente, os pesquisadores colocam que temperaturas muito elevadas acabam sendo muito mais associadas a sentimentos negativos como irritação e ansiedade por parte do sujeito.

Por outro lado, também acabaram descobrindo que estar exposto a maiores quantidades de luz solar e pequena quantidade de vento, consequentemente, transmutou seu humor a um patamar de sensações menos negativas.

Todavia, é imprescindível esclarecer que, em termos de efeitos em uma escala global, os pesquisadores não conseguiram encontrar através desse estudo uma correlação significativa entre o clima e humor.

Calor e chuva: como afetam o humor das pessoas?

Para responderem a essa questão tão instigante, um grupo de pesquisadores debruçou-se em cima dessa premissa (Hsiang et al. (2013)). Em vista disso, os pesquisadores acabaram encontrando uma ligação entre os sentimentos de agressividade oriundos dos seres humanos e o tempo com altas temperaturas, assim como no estudo anterior.

LEIA TAMBÉM: O que fazer para aliviar o estresse? 5 atitudes que vão te ajudar!

De fato, de acordo com os dados que o estudo concede, na medida em que as temperaturas ficam cada vez mais elevadas, os pesquisadores conseguiam observar que os conflitos entre os grupos que fizeram parte da pesquisa também aumentavam. Foi verificado um aumento de 14%, ou seja, um aumento significativo. Além disso, os cientistas também conseguiram perceber que a violência interpessoal aumentava em torno de 4%.

Já quando o tempo estava associado a dias frios, chuvosos e sem sol, quanto mais chovia, mais agressivos os sujeitos tornaram-se.

Ainda corroborando com a associação de dias chuvosos com sentimentos negativos, uma pesquisadora chamada Marie Connolly (2013), através da sua pesquisa, conseguiu descobrir que as mulheres que foram entrevistadas nos dias com muita chuva relataram possuir uma certa insatisfação com a vida e com a existência de forma geral. E, em contrapartida, quando os dias não estavam chuvosos, relataram ter sentimentos positivos acerca da existência e de suas vidas.

Mas qual é a conclusão?

De acordo com as pesquisas anteriores, o tempo aparentemente influencia no humor das pessoas. No entanto, certamente, não é apenas esse fator que determina como a pessoa se sente. Adiciona-se a isso que cada pessoa tem uma preferência pessoal quanto ao clima.

É importante ter em vista, também, que as pesquisas foram feitas em um conjunto restrito de países, de modo que os resultados precisam ser analisados em um grupo maior, para verificar se a dinâmica será a mesma.

Pode-se supor, por exemplo, que o tempo terá maior impacto em locais que passem por períodos longos em que o tempo está fora do usual. Como exemplo, se o Nordeste do Brasil passasse por um longo período de fortes chuvas e temperaturas baixas, isso teria um impacto maior no humor dos seus moradores do que se o mesmo ocorresse em São Paulo.


Com informações de PsychCentral

Você pode gostar também