Os 9 instrumentos musicais indianos mais populares que encantam o mundo há séculos
O fenômeno da cultura que encanta o espírito desde a antiguidade.
A Índia é, sem dúvidas, um país de cultura e espiritualidade fenomenais que encanta o mundo desde a antiguidade. Um talento que se expressa na música e sons que se espalham pelo mundo. Acordes que saem dos nove instrumentos musicais indianos mais populares que nos encantam há séculos.
Os instrumentos musicais indianos realçam a doçura e a melodia das canções entoadas pelos maestros e artistas. Afinal, foram criados para externalizar padrões cuidadosamente planejados. A música indiana é dividida basicamente entre dois fluxos principais – o hindustani da porção Norte do país e o Carnático da parte Sul.
Ambos carregam suas próprias características, sempre influenciadas pelas respectivas dinastias e regras que dominam cada região. Talvez, seja isso que faça a música indiana tão especial. E, mais ainda, magicamente traduzida pelos instrumentos musicais indianos que tanto nos encantam.
9 instrumentos musicais indianos mais populares
Cítara
A cítara é um dos mais comuns dos instrumentos musicais indianos e, claro, é largamente usado no país. Porém, é predominante no norte. A cítara tem, na ponta, uma espécie de cabaça que funciona como um ressonador suportado por um longo pescoço. Nele, há sete cordas, 20 trastes de metal e 13 cordas alavancadas para ajustar as notas, ou ragas.
Entre os principais músicos de cítara, podemos citar Pandit Ravi Shankar, Ustad Vilayat Khan e Pandit Debu Chowdhury.
LEIA MAIS: 10 instrumentos musicais árabes para você conhecer
Flauta
A flauta é um dos instrumentos musicais indianos mais melodiosos, além de popular tanto no norte quanto sul do país. Tocado desde os tempos mais antigos, tem formato cilíndrico com furos que dão as notas e frequências. Os músicos seguram a flauta na horizontal, levemente inclinada, com as duas mãos.
As notas são controladas e os tons alternados conforme vão cobrindo e descobrindo estes furos na flauta, disponíveis em diferentes tamanhos. Os flautistas mais proeminentes da Índia são Pandit Hari Prasad Chaurasia e Pandit Pannalal Ghosh.
Shehnai
O shehnai é um dos instrumentos musicais mais populares do norte da Índia, especialmente tocado em casamentos e celebrações religiosas por ser considerado auspicioso. Suas notas criam uma atmosfera encantadora e hipnotizante, com um som melodioso.
O instrumento tem o formato de cone, bem parecido com a flauta, também com furos para controlar os tons e frequência das notas.
LEIA TAMBÉM: 20 curiosidades sobre a Índia que vão te surpreender – Confira!
Mridangam
Popular no sul da Índia, é um instrumento normalmente tocado em recitais com orquestra, vozes e dança. As batidas são cativantes e fazem com que a plateia dance com a música. O instrumento tem formato de barril, é feito de madeira coberta de pele, com um lado levemente menor que o outro. Os músicos usam os dedos para criar as batidas.
Sarod
O sarod é um dos mais doces instrumentos musicais indianos e é bastante comum no sul do país. Os recitais que o utilizam podem ser tanto solo quanto em duetos, mas independente disso, as músicas são verdadeiros calmantes para os ouvidos. O instrumento é feito de madeira e de formato bem parecido com a cítara.
A diferença está na quantidade de cordas: são 25 e, também, o sarod não tem trastes.
Tabla
A tabla é, talvez, um dos mais populares instrumentos musicais indianos, graças às performances de dança que espalharam nos shows e filmes pelo mundo. As batidas da tabla vêm de um instrumento feito de madeira composto de duas partes ligadas por cordas que alinham os tons e notas musicais.
Os músicos usam um pequeno martelo para dar o ritmo nos dois lados da tabla e, assim, criar a batida perfeita.
LEIA MAIS: Conheça as especiarias mais famosas e marcantes da Índia
Pakhawaj
Parecido com o mridangam, porém com diferenças nas melodias e sons das notas musicais. Normalmente, o instrumento é tocado em recitais de duetos ou acompanhando musicais nos quais há recitais com vocalistas.
O pakhawaj tem o formato de barril estreito, com blocos cilíndricos dispostos ao seu redor e presos por cordas em todo o seu comprimento. Estas cordas servem exatamente para que os músicos ajustem as melodias.
Harmonium
O harmonium, que mais se parece um piano pequenininho, é um dos mais antigos instrumentos musicais indianos. Na verdade, é praticamente por onde os músicos dão seus primeiros passos quando querem aprender a tocar qualquer coisa na vida. Raramente, toca-se um harmonium sozinho, isto é, sempre há outro instrumento acompanhando.
Popular, é frequentemente ouvido tanto na porção norte quanto sul da Índia. As teclas do harmônico tocam as notas, enquanto os baixos regulam a frequência do ar.
Veena
Por fim, o veena, um instrumento de corda indiano muito popular da parte sul do país, bem parecido com a cítara e o sarod. Também é tido como um instrumento auspicioso, pois de acordo com a mitologia Hindu, é tocado pela deusa Saraswati, que também o carrega em suas mãos.
Ainda que você não conheça pelos nomes, provavelmente deve ter ouvido algum dos instrumentos musicais indianos mais populares. Mais ainda, se encantado, dançado e influenciado pela espiritualidade que eles transmitem.