Dormir depois da meia-noite pode ser prejudicial, diz estudo – Entenda o motivo!
Será que dormir depois da meia-noite pode acabar sendo prejudicial à saúde? Confira aqui se isso é verdade ou não!
Dormir depois da meia-noite faz parte do dia-a-dia de muitas pessoas no Brasil devido a um grande número de possibilidades. No entanto, alguns estudos vêm apontando que dormir depois da meia-noite pode fazer mal para as pessoas.
De fato, os pesquisadores do Mass General Research Institute apontam que podem existir evidências de que realmente dormir depois da meia-noite pode afetar negativamente as pessoas. Em suma, a equipe do instituto criou uma hipótese de que o cérebro humano não deve estar acordado depois da meia-noite. Além disso, apontam que ficar acordado depois desse horário nos leva a tomar algumas decisões que não tomaríamos se tivéssemos descansando, como comer mais, beber mais, etc.
Por que ficar acordado depois da meia-noite pode fazer mal?
De fato, estudos que foram feitos anteriormente acabaram descobrindo que as pessoas estão muito mais propensas a tomar péssimas decisões e envolver-se em comportamentos ditos “prejudiciais” durante o período da noite. À vista disso, os estudos apontam que incidentes de suicídio, abuso do uso de drogas e crimes mais violentos são geralmente cometidos durante a noite.
LEIA MAIS: Como evitar o sono no volante durante viagens longas: 5 dicas de ouro!
Nessa perspetiva, as pessoas acabam tornando-se mais propensas, também, a fazer escolhas alimentares que são extremamente não saudáveis depois que o sol passa a atingir o outro lado do globo.
Além disso, os pesquisadores do Mass General Research Institute admitem que parte dessas ações ruins são explicáveis sem precisar analisar o cérebro das pessoas. Isso está intimamente atrelado à premissa de que é muito mais fácil fugir e cometer crimes a noite, uma vez que a circulação de pessoas na rua é menor e o criminoso possui menos chances de ser pego.
No entanto, a equipe acusa uma causa biológica, também. De forma simplificada, as pessoas costumam enxergar e perceber a existência de algo durante o período do dia de uma forma e durante a noite de uma forma diferente da anterior. E isso está atrelado aos ritmos circadianos que podem mudar ao longo do dia.
Por que o sono é importante?
Sem sombra de dúvidas, dormir é um processo natural do ser humano. No entanto, com a transformação da sociedade, a chegada do modo de produção capitalista, esse processo acabou sendo modificado, ainda mais quando a humanidade passou a ser exposta à luz artificial.
Em vista disso, é importante deixar claro que o corpo humano precisa receber a luz solar para poder cumprir o ciclo circadiano. Geralmente, as pessoas que se encontram com depressão, esquecimento, alguns distúrbios comportamentais e até mesmo psiquiátricos, geralmente, possuem sérios problemas ligados ao sono.
LEIA TAMBÉM: Dormir no avião: Confira 5 dicas essenciais para um bom descanso!
Quando rompemos o ritmo circadiano, o sujeito passa automaticamente a acelerar o seu processo de envelhecimento, enfrentando, também, muitas dificuldades em relação à sua própria saúde. Quando dormimos depois da meia-noite, ou estamos expostos a luzes artificiais, é bem difícil entrar em sono profundo, e, consequentemente, não existe mais liberação de melatonina.
A ausência de melatonina, por sua vez, provoca gradativamente o desequilíbrio hormonal que pode resultar em doenças graves, consequentemente.
Como construir uma rotina saudável de sono?
É muito importante que as pessoas entendam que dormir cedo é fundamental para a saúde. Se você não trabalha durante a noite e possui a chance de dormir por volta das 23 horas, esse horário é o limite que você não deve exceder. Consequentemente, você acordará cedo e muito mais disposto.
No entanto, é sabido que a rotina de quem estuda, trabalha e faz outras atividades, jamais irá bater com esse horário de descanso. Por isso, é preciso colocar no papel as suas prioridades e adequar seus horários de sono de acordo com o que está dentro do seu universo de vivência pessoa.
E então, você sabia que dormir depois da meia-noite faz mal? Para conferir mais conteúdos como este continue explorando o Rotas de Viagem.