Como aumentar os níveis de dopamina naturalmente? Veja 5 dicas!

Você sabia que é possivel aumentar os níveis de dopamina de forma natural? Não? Venha conferir aqui que nós te mostramos!

Muitas pessoas não sabem, mas a dopamina é um mensageiro químico extremamente importante no cérebro de qualquer sujeito, possuindo muitas funções no nosso sistema. De fato, a dopamina está intimamente atrelada a questões de recompensa, motivação, memória, atenção e até mesmo a regulação dos movimentos corporais que as pessoas fazem no dia-a-dia, como correr, dançar, andar de bicicleta, etc.

Em vista disso, quando nós passamos a liberar dopamina em grandes quantidades, criam-se sentimentos de prazer e recompensa, o que acaba motivando as pessoas a voltarem a repetir aquele comportamento em específico, visto que a produção de dopamina causa sensações extremamente agradáveis para as pessoas. No entanto, em contrapartida, quando estamos com baixos níveis de dopamina, acabamos ficando essencialmente desanimados com coisas que deixariam qualquer pessoa entusiasmada.

Não obstante, é importante deixar claro que os níveis de dopamina são tipicamente bem regulados dentro do sistema nervoso de qualquer pessoa. Todavia, existem maneiras de você aumentar os níveis de dopamina do seu organismo naturalmente. Visando te ajudar a aumentar os níveis de dopamina no seu organismo, separamos alguns meios que você precisa conhecer. Confere aqui!

5 maneiras de aumentar os níveis de dopamina naturalmente

Ingerir bastante proteína pode ajudar nesse processo!

De fato, as proteínas são compostas por blocos de construção menores que são chamados de aminoácidos. Em vista disso, existe um aminoácido específico chamado de tirosina que possui o papel especial e prático na produção de dopamina. Em síntese, algumas enzimas dentro do nosso corpo podem efetivamente transformar tirosina em dopamina. Não obstante, a tirosina é naturalmente encontrada em alimentos que são ricos em proteínas, como peru, a carne bovina, ovos, laticínios e até mesmo a soja e as leguminosas.

LEIA MAIS: Os 7 incríveis benefícios do açaí para a sua saúde

Faça exercícios físicos!

Sem sombra de dúvidas, os exercícios físicos são fundamentais para você melhorar os níveis de endorfina e melhorar o seu humor. Consequentemente, com o aumento do humor, os níveis de dopamina podem aumentar quando os exercícios passam a ser realizados de forma regular.

Por conseguinte, mesmo que esses efeitos não estejam ligados inteiramente, alguns estudos feitos em animais demonstraram que o exercício físico pode sim aumentar os níveis de dopamina no cérebro.

Dormir bem ajuda a aumentar a dopamina naturalmente

Alguns estudos aplicados em animais vêm indicando que a dopamina pode ser liberada em quantidades significativas pelo turno da manhã, e, consequentemente, no turno da noite acabam caindo também. Ou seja, quando você é forçado a ficar acordado à noite, seus níveis de dopamina ficam mais baixos. Portanto, um sono regular pode ser um grande diferencial para equilibrar e até mesmo expandir os níveis de dopamina do nosso sistema nervoso.

VEJA TAMBÉM: 6 exercícios para você turbinar o cérebro e a mente – Pratique!

Evite comer gorduras saturadas!

De fato, algumas pesquisas indicam que fazer o consumo de gorduras saturadas pode interromper a produção de dopamina no nosso sistema quando são consumidas em grandes quantidades. No entanto, é importante deixar claro que esses estudos foram aplicados em animais e até então não se sabe se efetivamente os mesmo efeitos ocorrem no corpo humano, o que torna necessário aprofundar mais essas pesquisas.

Pegar um pouco de luz solar é muito importante nesse processo!

De fato, existe um Transtorno Afetivo Sazonal (SAD) que, basicamente, é uma condição que muitas pessoas acabam desenvolvendo no inverno por não pegarem luz solar o suficiente. Ou seja, sabe-se que quando deixamos de pegar luz solar, nossos níveis de dopamina consequentemente acabam diminuindo, uma vez que os neurotransmissores que são responsáveis por estimular o humor, incluindo a dopamina, não estão sendo beneficiados com a luz solar.

Porém, é importante deixar claro que você deve evitar pegar luz solar entre os horários das 10:00 às 14:00, visto que nesse período em específico a radiação ultravioleta é muito mais forte, sendo danosa para a nossa pele.

Este artigo não apresenta soluções para problemas médicos ou psicológicos. Consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.
Você pode gostar também