20 fatos e curiosidades interessantes sobre a Antártida
O continente difere de qualquer lugar no planeta - e você verá porquê.
No extremo sul do planeta, onde muita gente chama “fim do mundo”, fica a Antártida, uma terra de condições extremas. Com território superior a 14 milhões de km², é o quinto maior continente do mundo. Apesar da paisagem desoladora à primeira vista, as curiosidades sobre a Antártida mostram que este é um dos lugares mais interessantes da Terra.
Para começar, ela fica quase inteiramente no Círculo Antártico, por isso, as temperaturas permanecem abaixo de zero durante a maior parte do ano. Ainda que as condições climáticas não facilitem muito, os animais se adaptam a elas afinal, a Antártida não é para os fracos!
O continente também abriga estações de pesquisa e explorações, inclusive brasileiras. A Antártida é, sem dúvida, diferente de qualquer outro lugar do planeta! Os icebergs com altura de arranha-céus são, literalmente, a ponta dos fatos mais interessantes sobre a imensidão gelada.
Fatos e curiosidades interessantes sobre a Antártida
- A Antártida era completamente desconhecida até ser descoberta em 1820. Mas, inicialmente, pensava-se ser um grupo de ilhas para, apenas 20 anos depois, ser confirmada como um continente.
- Quando a gente fala que a Antártida é uma imensidão gelada, estamos falando sério! O continente é 95% coberto de gelo.
- Por isso, não é de se espantar que a Antártida seja o lugar mais frio da Terra. A temperatura mais baixa já registrada por lá bateu -89,2º C, em 1983, na Estação Vostok, da União Soviética. Entretanto, satélites registraram, mais recentemente, números ainda mais baixos: -97,8° C. O efeito do vento pode fazer com que a sensação térmica seja ainda mais baixa.
- Mas, nem sempre foi assim! Os cientistas estimam que a Antártida congelou cerca de 34 milhões de anos atrás. Antes disso, existiam exuberantes florestas tropicais, mais especificamente durante o período cretáceo médio, há cerca de 90 a 100 milhões de anos.
- A espessura média do gelo antártico é de cerca de 1,6 km.
- Os Vales Secos de McMurdo são mesmo os lugares mais secos do planeta. A baixa umidade não permite que a neve e o gelo acumule, então resta apenas um grande amontoado de poeira.
- Outra curiosidade sobre a Antártida é que ela é o maior deserto da Terra, uma vez que é, também, o continente mais seco com muito pouca precipitação anual.
- A Antártida é o lugar que venta mais na Terra. Já foram registradas ventanias que chegaram a 322 km/h
- A Antártida abriga cerca de 70% da água doce do planeta e 90% do gelo de água doce do planeta. Tanto que, se tudo isso derreter, aumentaria o nível global do mar em cerca de 4,88 metros.
- A plataforma Ross, que se estende para fora do continente, abrange mais de 510.000 km² e é a maior plataforma de gelo já descoberta. Sua área corresponde a 3,7% da área total da Antártida.
- A Antártida abriga uma das maiores cadeias montanhosas do mundo, as Montanhas Gamburtsev, que se estendem por mais de 1.200 quilômetros. Os picos mais altos têm cerca de 2.800 metros de altitude, o equivalente a um terço do Monte Everest.
- A Antártida abriga o Monte Erebus, o vulcão ativo mais ao sul do mundo. Lá, também ficam os únicos “lagos de lava” conhecidos, que mantêm magma líquido por eras, apesar das condições geladas do continente.
- Há 80 estações de pesquisa operadas por 30 países diferentes em todo o continente. Nos meses de verão, cerca de 4 mil pesquisadores vivem por lá, mas apenas mil permanecem no inverno.
- Falando em pesquisa, o Tratado da Antártida foi assinado em 1º de dezembro de 1959, após mais de um ano de negociações secretas. O documento dedica o continente a atividades de pesquisa pacíficas e já foi assinado por 48 países.
- Ainda que tanta gente habite no continente para pesquisa, o primeiro humano efetivamente nasceu na Antártida apenas em janeiro de 1979. Trata-se de Emile Marco Palma e depois dele, apenas dez pessoas nasceram lá.
- Sabe por que o continente fica escuro no inverno? Porque, devido à inclinação da Terra, o sol não nasce na Antártida desde o equinócio de primavera até o equinócio de outono. Por outro lado, durante os meses de verão, o sol também não se põe, ou seja, recebe mais luz solar do que o Equador nesse período.
- Existe um lago inteiro escondido sob o gelo da Antártida. O Lago Vostok é um lago de água doce enterrado sob 3,7 quilômetros de gelo sólido.
- O pinguim é a ave mais comum na Antártida e vive em colônias tão numerosas que rivalizariam com algumas cidades. Mas, apesar de ser o símbolo da Antártida, não chega a ser o animal terrestre mais abundante do continente. O título vai o verme nematoide.
- Ainda falando sobre animais, desde 1994, nenhuma espécie não nativa pode ser levada para a Antártida.
- Você é bem vindo à Antártida? Sim, todo mundo é! Anualmente, mais de 70.000 pessoas de todo o mundo visitam o continente, a maioria a partir de Ushuaia, na Argentina. A viagem desde a cidade mais austral do planeta leva aproximadamente 36 horas por mar.
Esse é, sem dúvidas, um dos lugares mais impressionantes da Terra! Agora que você conhece tantos fatos e curiosidades sobre a Antártica, descubra também um pouco mais sobre a fechada Coreia do Norte.