O que os camelos comem no deserto? Descubra como eles sobrevivem!
Além da dieta própria para o ambiente hostil do deserto, estes animais ainda têm lábios duros para plantas espinhosas.
Você já parou para pensar no que os camelos comem no deserto? Afinal de contas, é areia que não acaba mais e, normalmente, o que vemos são animais que andam por quilômetros sob sol inclemente por dias e dias, literalmente, sem nenhuma árvore ou arbustos para se alimentar.
Sim, camelos sobrevivem nos lugares mais secos, quentes e áridos da Terra. E de alguma forma eles conseguem comida suficiente, o que nos desafia a pensar sobre o que comem em lugares que parecem totalmente desprovidos de vida.
O que os camelos comem no deserto – características físicas?
Acontece que as três espécies de camelos – Camelus dromedarius, Camelus bactrianus e Camelus ferus – foram adquirindo várias adaptações em seus corpos para tornar a vida no deserto possível, de acordo com o Museu de História Natural de Londres.
LEIA MAIS: Confira 15 fatos interessantes e curiosidades sobre a Austrália
O fato é que tanto suas características físicas como o tipo de alimentação dos camelos foram criados para que eles pudessem viver nas condições extremas dos ambientes desertos. Afinal, tudo o que eles têm à sua disposição para comer são arbustos, gramas secas, ramos, cactos, sementes, grãos e plantas espinhosas.
Além de uma ou duas corcovas feitas de gordura, e que não funcionam como tanques de água, ao contrário da crença popular, os camelos também têm lábios próprios para comidas do deserto.
O lábio superior é dividido, com cada metade se movendo separadamente para permitir que o animal paste perto do solo para comer gramíneas curtas, praticamente uma obrigação no deserto, onde tudo cresce lentamente, de acordo com especialistas do Zoológico de San Diego.
LEIA MAIS: Salar de Uyuni: dicas valiosas para visitar o maior deserto de sal do mundo
Outra característica pertinente aos lábios do camelo é que eles parecem couro, apesar de serem flexíveis. Isso possibilita que os animais rompam e comam plantas espinhosas, e o próprio sal. As papilas que revestem suas bocas a protegem, de forma a ajudá-los a manipular e engolir esse tipo de alimento.
O que os camelos comem no deserto?
Os dromedários, espécie que ostenta uma corcova, comem principalmente plantas espinhosas, gramíneas secas e salinas. Porém, também comem praticamente qualquer planta do deserto disponível. No geral, gramíneas, folhas e galhos juntamente com brotos verdes, os caules e folhagens de vários arbustos do deserto.
Os camelos que habitam a Mongólia se alimentam de plantas Caragana, Haloxylon, Reaumuria e Salsola que crescem lá. Ou seja, em suma, os camelos comem no deserto:
- ramos
- folhas secas
- ervas daninhas
- sementes
- grão
- ervas
- frutas frescas ou secas
- sal
Agora, uma curiosidade sobre a digestão das refeições herbívoras. Os camelos têm de três a quatro estômagos. Então, a comida é parcialmente decomposta nos dois primeiros antes de ser regurgitada como ruminante e novamente digerida. Uma vez que é engolido e entra no outro estômago (ou dois), esse alimento sucumbe à ação de vários micróbios que ajudam na digestão.
Quanto àquela preocupação sobre o que os camelos comem no deserto quando a comida não está disponível, não se preocupe! Eles podem sobreviver por mais de uma semana sem água e por meses sem comida! Essa capacidade se dá justamente por aquela reserva de gordura e músculos da corcova sobre a qual falamos lá em cima.