Hackers estão furtando veículos e te contamos como evitar – Fique atento!

Confira como ele é feito e se você está correndo riscos!

Os carros mais modernos hoje em dia são equipados com diversas tecnologias que trazem conforto e praticidade para quem dirige. Uma delas, é o novo método de abertura de portas e para dar partida, o qual é feito através do sistema keyless, com o qual não é necessário chave, apenas a aproximação do motorista.

Entretanto, esse método tem despertado o interesse de bandidos que conseguem hackear o sistema e levar o carro facilmente em poucos segundos, sem precisar de nenhum esforço físico para isso. Descubra abaixo como funciona e de que modo você pode se proteger!

Como funciona?

Na grande maioria dos casos os bandidos estão sempre em duplas. O primeiro deles consegue clonar o código da chave original através de um aparelho que normalmente fica dentro de uma mochila.

modelo de chave keyless de carro
Modelo de chave keyless de carro

Em seguida, esse código hackeado é transmitido para um smartphone que possui uma tecnologia semelhante de aproximação. Assim, ao se aproximar do veículo com o smartphone, será possível destravar as portas e dar partida no carro.

LEIA MAIS:

Assim, tudo é feito em poucos minutos, sem despertar suspeitas. Os equipamentos para a prática são inclusive vendidos na internet. Isso porque é bem mais fácil fazer esse tipo de furto, do que o furto de carros convencionais, que possuem a chave comum.

Existe carros mais seguros que outros

O código de segurança que protege as chaves keyless é reconhecido pelo carro, que através disso executa a função de destrancamento e partida. Entretanto, existem modelos que adicionam uma camada de segurança nesse código, fazendo ele ser modificado toda vez que o carro é trancado.

Além disso, as montadoras também podem acrescentar formas mais eficazes de criptografar esses códigos, que apenas um hacker muitíssimo experiente teria a capacidade de roubar.

Como se proteger

Como o código é copiado da chave original, já são vendidos na internet alguns estojos que bloqueiam o sinal da chave quando é colocada dentro. Também, é possível embalar a chave em papel alumínio, entretanto essa técnica não é muito segura, podendo apresentar brechas que o bandido pode acessar e clonar!

estojo de bloqueio de clonagem de chave de carro
Estojo de bloqueio contra clonagem de chave de carro

Para ler mais conteúdos como esse, basta clicar aqui!

Você pode gostar também