Você sabe qual a máxima altura que um avião voa? Descubra agora!
Confira a lista com o limite de altitude dos principais modelos de aeronaves!
Até quão alto um avião pode ir sem perder o controle? Para responder essa pergunta é preciso entender que existem diversos modelos de aviões, e cada um deles possui uma capacidade de altitude diferente!
Dessa forma, aviões comerciais e jatos vão a alturas diferentes, assim como helicópteros de passeio ou de combate. Veja abaixo a altura atingida por cada um deles!
Altura que um avião monomotor voa
Os aviões monomotores são mais leves, possuindo um único motor com uma hélice central. Esses aviões de fácil operação possuem a altitude mais baixa entras aeronaves, chegando a cerca de 930 metros de altura.
Entretanto, os monomotores com turboélice, que são aqueles modelos bastantes utilizados no paraquedismo e transporte de pequenas cargas, costumam ficar próximo aos 3050 metros de altura.
LEIA MAIS:
Combustível de avião: Qual é utilizado? Onde ele é armazenado? Confira!
Alimentos que você deve evitar comer em um avião – Confira!
Avião bimotor
Avançando mais um pouco, os bimotores que possuem as cabines pressurizadas, utilizados para voos comerciais de curta distância, podem chegar até 6100 metros do chão, sem comprometer a estrutura do avião.
Altura que um avião comercial voa
Os aviões comerciais como os Boeing e Airbus são os que atingem maior altitude. Esses modelos ficam entre 10.900 até 12.200 metros de altitude, dependendo das características de cada fabricante.
Helicópteros
Os modelos comuns atingem a altitude de 6.000 metros. Acima desse valor, os modelos começam a sofrer com o frio, podendo ocasionar graves acidentes.
Helicópteros de combate
Os modelos de combate normalmente possuem estrutura aerodinâmica para alcançar voos mais altos, indo de 5.700 até 6.500 metros de altura, a depender do modelo.
O que acontece quando se excede a altura permitida?
Caso os modelos subam além do limite permitido o avião começa a sofrer com as consequências da altitude, como a temperatura fria e a baixa pressão atmosférica. Dessa forma, depois de um ponto, a quantidade de oxigênio cai drasticamente, o que faz os motores não conseguirem operar como deveriam.
Além disso, o frio extremo congela itens essenciais dos aviões, podendo inclusive causar uma pane no sistema, e a parada total do motor.
Por esse motivo, todo piloto precisa solicitar à central de comando a autorização para subir a altitude quando necessário. Isso porque deve-se avaliar a pressão atmosférica, umidade e temperatura do local para que o procedimento seja feito de forma segura.
Gostou de saber a altura que um avião voa? Para ler mais curiosidades como essa, basta clicar aqui!