Conheça deliciosas 12 frutas típicas da África
O continente tem variedade incrível de frutas conhecidas também em outras partes do mundo.
As frutas são parte importante da dieta consumida na África. O continente é abençoado com solo diversificado que permite o cultivo de diferentes árvores frutíferas cujos frutos possuem diversos usos alimentares e medicinais. Confira, a seguir, quais são as principais frutas nativas da África.
Muitas frutas nativas da África são conhecidas em outras partes do mundo. A marula, por exemplo, é o ingrediente principal da amarula, bebida adocicada apreciada inclusive no Brasil. Outras correm sério risco de extinção, como é o caso da laranja rex-union. Também há as variedades endêmicas, isto é, só nascem em determinados países do continente.
Frutas nativas da África
Marula
A marula é proveniente de grande árvore frutífera comumente encontrada na província de Limpopo, na África do Sul. A fruta é colhida à medida que cai da árvore, entre os meses de janeiro e abril, podendo ser consumida fresca ou processada em geleia. Quem gosta delas são os elefantes que comem as frutas bem fresquinhas.
Uma das mais conhecidas frutas nativas da África, a marula, como já mencionamos, também é processada em bebidas alcoólicas, como cerveja e o licor de Amarula.
LEIA MAIS: Conheça 13 animais que vivem na bela savana africana
Ameixa Mobola
A ameixa mobola cresce nas regiões orientais da África do Sul. A ameixeira produz pequenas frutas amarelas comidas cruas, secas ou fermentadas em cerveja.
Red Milkwood
Red milkwood é o fruto de uma árvore que cresce durante as chuvas de verão na África do Sul. Pequenos e redondos, bem parecidos com a laranja, são doces e ricos em vitamina C. As folhas costumam servir de alimento para os antílopes. Uma informação importante é o fruto ser normalmente colhido verde, mas amadurece em poucos dias.
Kei Apple
A kei apple é um fruto picante e aromático, rico em vitamina C e aminoácidos. Além de consumido cru com açúcar, também vem sob a forma de compota.
Monkey Orange
A monkey orange vem de uma árvore espinhosa de pequeno porte que cresce em regiões tropicais e subtropicais da África. As frutas são amarelas e duras, do tamanho de uma laranja, e a polpa pode ser consumida crua, seca, em compotas ou vinho. Importante saber que as sementes são venenosas.
Chorão-das-praias
O chorão-das-praias cresce em uma trepadeira suculenta nativa do Cabo Ocidental. A fruta produz boas compotas enquanto as folhas são usadas como remédio para insolação, arranhões e coceiras. A árvore ainda serve para estabilização do solo.
Suurpruim
A suurpruim é mais uma das frutas nativas da África. Refrescante, nasce em árvore espinhosa que, muitas vezes, é plantada como cerca viva. Se consumida in natura, a fruta é fonte de vitamina C. Porém, o óleo da semente é muito utilizado na indústria de cosméticos para produção de batons e sabonetes.
Laranja Rex-union
A variedade de laranja nativa da África corre sério risco de extinção. Originalmente cultivada na região Noroeste, é a variedade híbrida do pomelo e a laranja de Sevilha. O resultado é uma laranja de casca vermelha escura, quase sem manchas, de polpa grossa e suculenta. O sabor azedo faz com que a laranja rex union seja usada para fazer marmelada.
Pêssego de São Tomé
O pêssego de São Tomé é uma rara fruta nativa da África originária das ilhas de São Tomé e Príncipe. O fruto é proveniente de uma árvore selvagem que cresce nas zonas mais úmidas do arquipélago e leva vários anos para germinar.
Agbalumo
A agbalumo é uma fruta nativa da África normalmente encontrada nas zonas tropicais. O fruto de cor amarelo escuro tem polpa que envolve cinco sementes marrons dispostas em formato de estrela. O fruto é abundante de dezembro a abril. Se colhido da árvore, é azedo e ácido, mas quando os frutos caem no chão, já estão maduros e doces.
A polpa pode ser consumida in natura ou transformada em vinhos ou aperitivos.
Tâmaras
As tâmaras, mais especificamente aquelas da variedade Siwa, são cultivadas há, pelo menos, 3 mil anos no deserto do Egito Oriental. Os produtores vendem as tâmaras tanto frescas quanto secas. Cada tamareira consegue produzir cerca de 50 quilos de tâmaras ao ano, passada a primeira década após o plantio.
Matoke
Matoke é uma variedade de banana nativa de Uganda. A fruta é menor e mais grossa que as outras variedades de banana. Devido ao alto teor de amido, a polpa da banana matoke verde é dura, por isso, precisa ser fervida, cozida no vapor ou assada antes do consumo. Porém, se a fruta estiver madura, pode ser consumida normalmente.
A curiosidade é que a forma mais comumente consumida é justamente a banana verde. Por isso, é normal vê-la como base para molhos de vegetais, acompanhamento de amendoim moído ou carne.
A variedade de frutas nativas da África é surpreendente, não é mesmo? Aproveite sua viagem gastronômica e conheça, também, as frutas típicas do Maranhão.