Conheça 13 animais que vivem na bela savana africana

Saiba quais são os animais que habitam a savana, entre eles, os temidos big five

- Tempo de leitura: 11 minutos -

A África, sem dúvida, é um continente rico em diversidade territorial, cultural, além da fauna e flora. Extensas áreas de deserto são seguidas pela bela savana africana e o litoral paradisíaco banhado pelos oceanos Atlântico, Índico e Mar Mediterrâneo. Só para exemplificar a variedade biológica africana, somente a savana abriga inacreditáveis 45 espécies de primatas e mais de 60 tipos de predadores carnívoros. Ou seja, muito mais que leões e elefantes! Conheça, a seguir, 13 animais que vivem na bela savana africana

A savana africana é tema de filmes e desenhos animados há tempos. Por exemplo, os fujões de Madagascar, a saga do Rei Leão, além do drama exagerado e distorcido de A Sombra e a Escuridão.  Contudo, a melhor forma de, realmente, conhecer essa região tão extensa e diversa é através de sua vida natural. 

Apesar de ser um ecossistema quente, contando com uma estação seca e outra úmida, conta com gramíneas que favorecem tanto a existência de herbívoros quanto carnívoros gigantes. 

As savanas não são uma exclusividade da África, porém, o que a diferencia das demais é exatamente a existência de animais de grande porte, como os temidos big five. Deste modo, regiões como Serengeti reúnem, por quilômetros, espécies como  zebras, girafas, elefantes, rinocerontes, leões e avestruzes. 

Infelizmente, muitos deles encontram-se sob ameaça de extinção, como resultado da caça predatória indiscriminada. Entre as várias espécies que vivem por lá, conheça 13 animais típicos da savana africana e suas características.    

Conhecendo a savana africana

A savana é um tipo de vegetação predominante em regiões de clima tropical, havendo períodos de estiagem prolongada. Nesse tipo de ecossistema, são comuns árvores de pequeno porte, além de arbustos e gramíneas. Mas, antes de jogar todas as características em um balaio só, é importante destacar que existem vários tipos de savana, inclusive, fora da África. Sim, o cerrado brasileiro, por exemplo, é um tipo de savana. 

Em síntese, existem quatro tipos de savana distintas, sendo elas a savana típica, florestada, arborizada e gramíneo-lenhosa. O bioma savana é o quarto maior do mundo, abrangendo cerca de 15 milhões de km², o equivalente a 33% da superfície continental da Terra e 40% da faixa tropical. 

Ainda abriga aproximadamente 20% da população mundial. Somente na África, a savana vai desde os entornos do Deserto do Saara, até os entornos do Deserto de Kalahari, ao norte da África do Sul.

Safari e o Big Five

Você já ouviu falar em safari pela savana africana? É um tipo de passeio feito com guias especializados para se aproximar do habitat natural dos animais, além de conhecer o próprio bioma. 

Os turistas que embarcam nessa aventura, invariavelmente, apostam fichas para conhecer, ao menos, um dos famosos big five. O grupo de cinco mamíferos selvagens ganhou esse nome não pelo tamanho, mas pela dificuldade em serem caçados. 

Animais típicos da savana africana: Safari e elefante
Os big five são uma atração especial nos safaris pelas savanas africanas

O leão, elefante africano, rinoceronte, leopardo e búfalo africano são os animais conhecidos como big five. Ainda que a suposta dificuldade em caçá-los tenha os juntado nesta classificação, sua extinção vem preocupando ambientalistas. O  leão, o leopardo e o elefante africano, por exemplo, são considerados como vulneráveis, enquanto o rinoceronte-branco-meridional é tido como quase ameaçado. 

Porém, a maior ameaça envolve o rinoceronte-negro, cujos riscos são maiores, pois o animal está na lista dos criticamente ameaçados. Isso se dá porque existe a caça indiscriminada pelas presas, pele ou até mesmo esporte. Sem falar na crescente urbanização. Por isso, existe um número cada vez maior de ações ambientais, além do estabelecimento de santuários e reservas naturais para protegê-los.  

Pois bem, junto aos big five, outras variadas espécies são comuns na savana africana e podem ser velhas conhecidas dos livros e programas de televisão. Vamos ver quais são?   

13 animais que vivem na savana african

1 Leão

Leão
Leão

Popular como o “rei da selva”, o leão é o segundo maior felino do mundo, perdendo apenas para o tigre siberiano. Tanto que chegam a medir 2,50m de comprimento e pesar 250 quilos, com a possibilidade de viver até 20 anos. Infelizmente, o único predador do animal é o ser humano. Sua força não se mostra apenas na estatura física. O rugido do leão pode ser ouvido em até 9km de distância!

O leão é um dos animais cuja distinção dos gêneros é facilmente visível a olho nu, visto que os machos ostentam uma densa juba. Apesar do aspecto ameaçador, o leão é conhecido por ser um animal calmo e preguiçoso. Mas, nada que o estimule a provocá-lo, certo? 

Pois bem, uma das curiosidades acerca dos leões é a complexidade de sua manada. As fêmeas, as leoas, são as responsáveis pela caça das presas e também vivem junto aos filhotes e dois leões machos. Outros leões solteiros são nômades ou, posteriormente, se juntam a pares. Assim, mesmo eles podem integrar grupos estáveis ao longo da vida.    

2 Elefante africano

Elefante africano
O gigante elefante africano

Enorme cabeça, orelhas grandes e móveis, além de longa e hábil tromba. Essas são as principais características do gigante elefante africano, animal que pode chegar até 3,5 metros na cernelha. 

De toda essa lista, talvez o elefante africano esteja entre os que mais preocupam quanto ao risco de extinção. Isso porque o comércio de suas longas presas, principalmente nos machos, os colocam na mira da ganância dos caçadores. 

O elefante consegue consumir cerca de 220 quilos de comida por dia, nada surpreendente, pois é necessário suprir as quase sete toneladas de peso corporal! Para se proteger dos predadores dormem de pé, além de adorar um banho de lama para remover parasitas. A longa e característica tromba serve não só para tomar água, como também pegar ou jogar objetos e se coçar. 

Notadamente descrito como um animal sensível, o elefante africano pode ser muito perigoso. Quando se sentem ameaçados, costumam reagir com movimentos bruscos e investidas que podem ser fatais para o ser humano.

3 Búfalo

Búfalo
Búfalo africano

O búfalo africano é, com certeza, um dos animais mais temidos da savana africana. Valente, se defende das ameaças sem medo algum, além de provocar grandes tumultos entre a manada. Assim, é imensamente respeitado pela população nativa, justamente pela  agressividade. Tanto que é comum ver pessoas usando colares que emitem sons para amenizar a sensação de risco para os búfalos.

4 Rinoceronte

Rinoceronte
Rinoceronte

O rinoceronte é, como já vimos, uma das espécies mais ameaçadas de extinção devido à venda dos chifres. Para se ter uma ideia do quão preocupante é a situação, estima-se que haja apenas 29 mil deles ainda vivos, contra 500 mil que existiam no início do século XX. Mesmo que a caça seja estritamente proibida, o risco persiste. 

O integrante dos big five é herbívoro, com alimentação baseada em folhas, frutas, gramíneas, caules e galhos.   

Embora sua alimentação seja exclusivamente herbívora, o rinoceronte é potencialmente fatal para o ser humano. Gigantes, podem chegar a dois metros de altura e, perante qualquer sensação de ameaça, é capaz de matar um homem com uma só investida.

5 Leopardo

Leopardo
Leopardo

Respeitável membro dos big five, o leopardo é também um dos animais mais bonitos do planeta. Infelizmente, assim como quase todos desta lista, corre sério perigo de extinção. Sua força de caça está nos 190 centímetros de comprimento e 90 quilogramas de peso. Ativo por, praticamente, todo o dia, é capaz de correr, nadar e fazer diversas outras coisas.

6 Zebra

Zebra
Zebra

Parentes distantes do cavalo e do burro, a zebra é principalmente caracterizada pelas listras em preto e branco de sua pelagem. Apesar da baixa estatura, variável entre 1m e 1,50m de altura, a zebra chega a pesar 450 quilos.  

7 Hiena

Hiena
Hiena

Erroneamente vista como animal traiçoeiro, a hiena é uma das espécies mais comuns da savana africana. Mamífero carnívoro que vive em grupos de 40 a 100 integrantes, possui sociedade organizada de forma matricial, isto é, a fêmea mais velha é quem lidera o bando. 

Embora seja famosa pelo barulho similar a uma risada, a hiena não emite sons para se comunicar, mas usa a linguagem corporal para mostrar a outros membros o que deseja.  

Assim como nos desenhos, é inimiga natural dos leões e disputa com eles a caça. Não é tão veloz quanto outros animais, porém é dona de uma poderosa mordida. De modo geral, se alimenta do resto de carcaças e ossos, tendo as zebras e os gnus como alvos prediletos.       

8 Crocodilo

Crocodilo
Crocodilo

Maior réptil vivo atualmente, o crocodilo tem preferência por águas paradas ou lentas, então, é comum vê-lo nas margens de rios lamacentos, costas arenosas ou mangues salgados. 

Rápidos nadadores, atingem até 32 quilômetros por hora enquanto nadam, facilitando alcançar a presa. O animal também consegue permanecer submerso por até uma hora sem respirar. 

Os crocodilos são conhecidos pela força de sua mandíbula, porém outra habilidade notável é a audição. Surpreendentemente, consegue até ouvir seus bebês se mexendo ainda dentro dos ovos!

9 Avestruz

Avestruz
Avestruzes

A maior ave que existe, o avestruz é conhecido pela estatura, pico e pescoço proeminentes. Apesar de não conseguir voar, inclusive pelo peso, foge de seus predadores por correr de forma extremamente veloz. E quando falamos de peso, mencionamos nada menos que 180 quilos que suportam 3 metros de altura! Os filhotes nascem pesando quase um quilo e vão mudando a cor da plumagem enquanto crescem. 

Na fase adulta, os machos têm cor preta e branca. Por outro lado, as fêmeas levam tons marrons e acinzentados na plumagem, além de serem alguns centímetros mais baixas. 

Embora, por muitos anos, os avestruzes tenham sido considerados herbívoros, essa classificação gerou controvérsias. Isso porque alguns indivíduos foram vistos ingerindo insetos e artrópodes.  

Deste modo, há quem os classifique como onívoros, enquanto outros dizem que são vegetarianos não-estritos.  

10 Suricato

Suricato
Suricato

O Timão, do Rei Leão, assim como vários outros personagens de desenhos animados, como o Pumba, é a representação de um animal que existe na vida real, especificamente, na savana africana? É o suricato, bichinho que, apesar de pequenino, é muito valente! 

O mamífero tem apenas 30cm de altura e, ainda assim, não tem medo algum de bichos ferozes e perigosos, como as cobras. Seu longo rabo de 20cm o ajuda a manter o equilíbrio quando está de pé. 

O suricato vive em bandos e, graças aos seus hábitos alimentares, sobrevive mesmo nos ambientes mais inóspitos. A base da alimentação do suricato é composta, basicamente, por centopeias, minhocas, grilos, besouros, pássaros, ovos e escorpiões. Sim, o bichinho também é imune ao veneno! 

11 Girafa

Girafa
Girafas

Mamífero mais alto do mundo, a girafa tem pernas altas e pescoço longo, o que facilita sua vida na savana semi árida e florestas abertas. Com atributos físicos favoráveis, consegue se alimentar nas  árvores e arbustos altos. Uma curiosidade é que as girafas dormem apenas vinte minutos por dia porque, ficando acordadas, se tornam menos vulneráveis ao ataque de predadores. 

12 Gazela

Gazela
Gazela

A gazela é um tipo de antílope herbívoro que vive em grandes manadas na savana africana e, também, sudoeste asiático. Ágil, se reveza no grupo com milhares de indivíduos na vigilância do ambiente, de forma que sempre haja alguém que visualize a aproximação de algum predador. Assim, dorme meia hora por dia, similarmente às girafas. 

O tamanho da gazela varia conforme a espécie, mas de modo geral, possui pernas bem longas. Aliás, esse atributo permite que o animal alcance grande velocidade ao correr. Por isso, é tão comum ver uma gazela conseguindo escapar do ataque de leopardos e guepardos. 

Ademais, como a savana tem, entre suas características, a ausência de árvores e existência de grandes áreas de pastagem, seus habitantes precisaram usar velocidade e altura como estratégias de sobrevivência. É o que se vê também na gazela.      

13 Guepardo ou chita

Guepardo ou chita
Guepardo ou chita

O mais veloz dos animais terrestres, o guepardo, também conhecido como chita, vive na savana africana e passa o maior tempo caçando. Quando falamos em velocidade, acredite! Quando corre, pode atingir mais de 100 km/h.

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->