Conheça 13 animais que vivem na bela savana africana
Saiba quais são os animais que habitam a savana, entre eles, os temidos big five
A África, sem dúvida, é um continente rico em diversidade territorial, cultural, além da fauna e flora. Extensas áreas de deserto são seguidas pela bela savana africana e o litoral paradisíaco banhado pelos oceanos Atlântico, Índico e Mar Mediterrâneo. Só para exemplificar a variedade biológica africana, somente a savana abriga inacreditáveis 45 espécies de primatas e mais de 60 tipos de predadores carnívoros. Ou seja, muito mais que leões e elefantes! Conheça, a seguir, 13 animais que vivem na bela savana africana.
A savana africana é tema de filmes e desenhos animados há tempos. Por exemplo, os fujões de Madagascar, a saga do Rei Leão, além do drama exagerado e distorcido de A Sombra e a Escuridão. Contudo, a melhor forma de, realmente, conhecer essa região tão extensa e diversa é através de sua vida natural.
Apesar de ser um ecossistema quente, contando com uma estação seca e outra úmida, conta com gramíneas que favorecem tanto a existência de herbívoros quanto carnívoros gigantes.
As savanas não são uma exclusividade da África, porém, o que a diferencia das demais é exatamente a existência de animais de grande porte, como os temidos big five. Deste modo, regiões como Serengeti reúnem, por quilômetros, espécies como zebras, girafas, elefantes, rinocerontes, leões e avestruzes.
Infelizmente, muitos deles encontram-se sob ameaça de extinção, como resultado da caça predatória indiscriminada. Entre as várias espécies que vivem por lá, conheça 13 animais típicos da savana africana e suas características.
Conhecendo a savana africana
A savana é um tipo de vegetação predominante em regiões de clima tropical, havendo períodos de estiagem prolongada. Nesse tipo de ecossistema, são comuns árvores de pequeno porte, além de arbustos e gramíneas. Mas, antes de jogar todas as características em um balaio só, é importante destacar que existem vários tipos de savana, inclusive, fora da África. Sim, o cerrado brasileiro, por exemplo, é um tipo de savana.
Em síntese, existem quatro tipos de savana distintas, sendo elas a savana típica, florestada, arborizada e gramíneo-lenhosa. O bioma savana é o quarto maior do mundo, abrangendo cerca de 15 milhões de km², o equivalente a 33% da superfície continental da Terra e 40% da faixa tropical.
Ainda abriga aproximadamente 20% da população mundial. Somente na África, a savana vai desde os entornos do Deserto do Saara, até os entornos do Deserto de Kalahari, ao norte da África do Sul.
Safari e o Big Five
Você já ouviu falar em safari pela savana africana? É um tipo de passeio feito com guias especializados para se aproximar do habitat natural dos animais, além de conhecer o próprio bioma.
Os turistas que embarcam nessa aventura, invariavelmente, apostam fichas para conhecer, ao menos, um dos famosos big five. O grupo de cinco mamíferos selvagens ganhou esse nome não pelo tamanho, mas pela dificuldade em serem caçados.
O leão, elefante africano, rinoceronte, leopardo e búfalo africano são os animais conhecidos como big five. Ainda que a suposta dificuldade em caçá-los tenha os juntado nesta classificação, sua extinção vem preocupando ambientalistas. O leão, o leopardo e o elefante africano, por exemplo, são considerados como vulneráveis, enquanto o rinoceronte-branco-meridional é tido como quase ameaçado.
Porém, a maior ameaça envolve o rinoceronte-negro, cujos riscos são maiores, pois o animal está na lista dos criticamente ameaçados. Isso se dá porque existe a caça indiscriminada pelas presas, pele ou até mesmo esporte. Sem falar na crescente urbanização. Por isso, existe um número cada vez maior de ações ambientais, além do estabelecimento de santuários e reservas naturais para protegê-los.
Pois bem, junto aos big five, outras variadas espécies são comuns na savana africana e podem ser velhas conhecidas dos livros e programas de televisão. Vamos ver quais são?