Pode levar o cachorro para a praia? Veja dicas para passear com seu pet!
Dicas importantes para que a dor de cabeça não dê lugar à diversão .
Coisa boa é dar um passeio com o pet, não é mesmo? Na praia, então, fica melhor ainda! Ué, mas pode levar o cachorro para a praia? De maneira geral, pode sim! Mas, antes, confira essas dicas para seu passeio ser apenas diversão, e não dor de cabeça!
Um passeio em família que tem doguinhos sem o doguinho não é a mesma coisa. Felizmente, a legislação vem modernizando seus termos e permitindo passear com cachorros na praia.
Porém, assim como todo passeio ou viagem, é necessário seguir algumas regras para não ter problemas com os demais frequentadores. Vamos lá?
10 Dicas para levar o cachorro para a praia
Socialize o cachorrinho antes do passeio
O primeiro passo nos preparativos para levar o cachorro à praia é socializá-lo antes. É preciso lembrar que, na praia, ele vai conviver com outras pessoas e, talvez, outros pets. Então, deve lidar bem com isso.
Caso seja um doguinho reativo, isto é, que late muito ou estranhe pessoas que não sejam da família, há o risco de incomodar ou até atacar os demais frequentadores. Sem falar no estresse que a situação desencadeia no próprio animal.
Sendo assim, é importante avaliar este quadro antes mesmo de considerar levar seu cachorro para a praia.
Verifique a legislação do município
Antes de pegar o óculos de sol e chapéu, verifique a legislação do município quanto a presença de animais na praia. Isso evita transtornos e até multas. Cheque, por exemplo:
- exigência de guias
- obrigatoriedade de mostrar o cartão de vacinação
- necessidade de estar sempre no colo do tutor
Aliás, algumas cidades nem permitem pets na praia, então, leia tudo antes de sair de casa.
Na praia, analise o cenário
Oba, tudo certo, hora de ir à praia! Chegando lá, mantenha a segurança do seu pet. Mesmo que a praia permita que o cachorro fique sem a guia, avalie o cenário antes de soltá-lo. Entre os fatores a serem analisados, temos:
- presença de outros animais, especialmente os mais agressivos
- reação dos outros frequentadores
- proximidade de ruas, trânsito pesado ou ciclistas
- se o mar está forte ou a maré mais alta
- movimento de frequentadores
Pode até levar o cachorro para a praia, mas tudo tem que ser feito com segurança. Diante de qualquer sinal que coloque seu pet em risco, melhor mantê-lo na guia e perto de você.
Leve água, comidinha e saquinho
Ah, um detalhe muito importante para levar o cachorro para a praia é trazer consigo os itens do pet. Quais? Comidinha, água, pazinha e o saquinho para recolher o cocô que, porventura, ele faça na areia.
Leve a carteirinha de vacinação
Ainda que não haja exigência de apresentar a carteirinha de vacinação para levar o cachorro para a praia, melhor ter o documento em mãos. Esteja com todas as doses, tanto de imunizante quanto vermífugo atualizadas, garantindo a segurança do pet e banhistas.
De fato, o ideal é fazer um check up antes de ir, revisando o estado de saúde do pet com o veterinário. Assim, o passeio será mais tranquilo e seguro.
Proteja o cão com repelentes e filtro solar
Sim, é importante proteger o bichinho de pulgas e carrapatos aplicando repelentes, evitando que ele seja picado por mosquitos transmissores de doenças. Também, protetor solar, especialmente quando o sol estiver mais forte.
Existem produtos especiais para cães e eles devem ser aplicados tanto na região da pelagem como no focinho, ao redor dos olhos e barriguinha. Se ele cair na água, reaplique o produto.
Escolha horários com sol mais fraco
O ideal é ir à praia com o pet em períodos de sol mais fraco, de preferência, antes das 10h e após às 16h. Isso evita que ele tenha queimaduras na pele, insolação e outros problemas decorrentes da temperatura elevada.
Na verdade, as primeiras horas do dia são as melhores para levar o cachorro à praia, uma vez que ainda não chegou muita gente. Daí, é menos estresse para o cachorro e os outros frequentadores.
Se for passar o dia todo, alugue o guarda sol, leve água e sapatos próprios para que o cão não pise direto na areia. Porém, o acessório também não deve ser usado o dia todo, pois pode aumentar a sensação de calor.
Leve lenços umedecidos
Os lencinhos ajudam a limpar o excesso de areia, limpar os olhos e o nariz. Tudo que pode incomodar o doguinho e atrapalhar seu dia feliz!
Prepare picolés e sorvetes
Não, não é aquele sorvete do vendedor, não! Você pode, antes de sair, preparar algo gelado próprio para cães, como sorvete ou picolés de ração molhada ou frutas que cães possam consumir. Já pensou que chique, seu cãozinho tomando um sorvete na praia?
Não deixe de colocar uma placa de identificação
Jamais leve o seu cachorro para a praia sem uma plaquinha de identificação. Coloque tanto nome do pet quanto seus dados (nome e telefone para contato).
Pode levar o cachorro para a praia? Pode, mas sempre obedecendo regras que o mantenham em segurança e não causem problemas com outros frequentadores. Sabe o que mais você pode fazer com seu cachorro? Viajar de ônibus! Saiba como se preparar para levar seu pet com você na próxima viagem clicando aqui: Posso viajar com cachorro em ônibus? – Veja dicas e informações