9 sinais de que seu parceiro está esgotando a sua saúde mental, segundo especialistas
Descubra como cuidar da sua saúde mental. Conheça orientações da psicologia para identificar e enfrentar situações que podem causar desgaste psicológico
Cuidar da nossa saúde mental é um dos desafios diários para que todas as estruturas da nossa vida permaneçam em total sintonia, porém, nem todos têm a mesma intenção de manter o nosso bem-estar psicológico.
Em sua maioria, os desgastes como estresse e esgotamento são causados por pessoas que estão mais próximas do que imaginamos. Seja a família, amigos, colegas de trabalho, namorados ou namoradas.
LEIA MAIS: 8 hábitos importantes para pessoas que pretendem melhorar a vida
Porém, não precisa se preocupar, a psicologia tem orientações que podem ser o pontapé inicial para que você consiga identificar e se desvencilhar das situações e problemas que resultam em seu desgaste psicológico.
Aqui estão os 9 sinais de alguém que faz mal à sua saúde mental
Só recebe críticas
Se você tem alguém em sua vida que apenas te critica, rebaixa e fala mal de toda decisão que toma ou como você se comporta, cuidado, esse é um forte indício de que essa pessoa faz mal à sua saúde mental. A crítica pode afetar a forma como seu cérebro funciona, sendo muito mais perigosa para pessoas com quadros clínicos como depressão e ansiedade.
Você é vítima do desconfortável “Gaslighting”
A prática do Gaslighting, que consiste em manipular a forma como a pessoa pensa, podendo chegar ao nível em que a vítima acredita ser a culpada. Essa forma de abuso age fazendo com que a vítima duvide do que antes tinha certeza, podendo acarretar confusão mental e até depressão. Não permita que seus sentimentos sejam invalidados.
Beleza fora do normal
Tenho a certeza de que você já ouviu aquele ditado afirmando que quando a pessoa é bonita e sabe disso, é aí que mora o perigo. Essa afirmação pode ter um fundo de verdade, pois pessoas muito charmosas podem usar essa ferramenta para se aproveitar psicologicamente das vítimas.
Essa arma muitas vezes pode ser muito poderosa, podendo praticamente hipnotizar seus alvos. Então, muita atenção além do que os olhos podem ver.
Se afaste de pessoas muito negativas
Outro ditado popular é o dos porquinhos, pois quem anda com porcos, farelos come. Pessoas que estão constantemente se lamentando e sendo negativas podem acabar afetando sua confiança em si próprio. Energia é algo que pode ser transmitida pela convivência, afetando seu humor e seu otimismo, o que prejudica sua saúde mental.
Nunca te pedem desculpas
Um pedido de desculpas é uma ação de troca, em que um ato de falha é reconhecido e pode equilibrar o relacionamento. Se você convive com alguém que não reconhece seus próprios erros, você poderá começar a se culpar, afetando sua autoestima e confiança.
Invasão de espaço
Todos nós temos o nosso próprio espaço, que se manifesta não apenas de forma física, mas como um momento que você não quer conversar, um dia que você prefira tirar apenas para dormir e até mesmo o que você aceita do outro ou não, por exemplo.
Seu espaço é um local onde você faz o que quiser, da forma que desejar! Seus limites te definem, e alguém que não os respeita e tira a sua paz, não é uma pessoa que agregue com a sua saúde mental.
Controla tudo o que você faz
Muitas vezes você só percebe que está sob o controle de alguém quando sua mente apita de ansiedade e desgaste mental severos. Evite que isso ocorra! Pessoas controladoras sempre tentarão fazer com que você pareça errado ou disfarçando as vontades delas de uma forma que não fique claro que a intenção não veio de você.
Quando você começar a duvidar de sua capacidade ou escolhas, analise de onde essa insegurança surgiu e quem as causou.
LEIA MAIS: 8 dicas para superar os obstáculos em seu relacionamento
Sempre são as vítimas
Ninguém está 100% certo ou errado o tempo todo, se alguém faz com que você se sinta dessa forma, fuja! Pessoas assim sempre evitam se responsabilizar pelos seus atos, o que acaba gerando um desgaste mental para quem se encarrega de lidar com essa falta de empatia do outro.
Nunca estão disponíveis emocionalmente
Muitas pessoas, inclusive este que vos fala, passaram por relacionamentos onde se abria, compartilhava e estava sempre disposto a atender as necessidades emocionais de alguém que não se apresentava da mesma forma. Pessoas emocionalmente indisponíveis acabam criando uma barreira em volta delas, gerando um esforço nosso que nunca será o suficiente, desgastando a nossa saúde mental da pior forma.