8 dicas para superar os obstáculos em seu relacionamento

Dicas práticas para um relacionamento duradouro. Aprenda como encarar os problemas e reservar tempo para praticar hábitos saudáveis para preservar sua relação!

Às vezes, entender os mistérios de um relacionamento pode parecer uma tarefa complicada. Afinal, como podemos manter a chama acesa e evitar que pequenos problemas se transformem em grandes obstáculos?

A HuffPost conversou com alguns especialistas para desvendar comportamentos que podem prejudicar seu relacionamento, oferecendo dicas práticas para impedir que eles se desgastem. Vamos explorar juntos essas estratégias que podem ser a chave para um relacionamento duradouro.

8 dicas que podem salvar o seu relacionamento de forma saudável

1. Encare os problemas de frente

Damona Hoffman, apresentadora do “The Dates & Mates Podcast”, destaca que a melhor maneira de evitar ressentimentos é encarar os problemas à medida que surgem. Ignorar sentimentos ruins pode criar problemas desnecessários, e abordar as questões de maneira mais aberta pode fortalecer a compreensão entre os dois.

LEIA MAIS: 6 frases que homens de baixa inteligência emocional usam num relacionamento

2. Faça uma análise mensal do seu relacionamento

Samantha Burns, terapeuta de casais e treinadora de relacionamento, sugere reservar um tempo para check-ins mensais. Essa prática, quando adicionada à rotina, se torna uma prioridade, evitando que seja adiada ou reprogramada. Separar 30 minutos pode ajudar a manter a discussão produtiva e acessível.

3. Isso não é uma competição

Mabel Yiu, terapeuta matrimonial e familiar, fala sobre a importância de compromissos justos em situações de necessidades onde existem conflitos. A ideia é resolver conflitos sem acumular pontos, na intenção de conseguir o perdão após resolver toda a situação. O relacionamento não é uma competição, mas sim uma colaboração.

4. Ouvir mais, falar menos

Tracy Ross, assistente social clínica especializada em terapia de casais e família, enfatiza a importância de ouvir atentamente o parceiro.

Expressar um interesse sincero, fazer perguntas quando necessário, mas sem transformar em interrogatórios, é essencial para construir uma base sólida de comunicação.

5. Mostre gratidão

Expressar gratidão pelos esforços do parceiro é um conselho valioso de Mabel Yiu. Não dar nada como garantido e reconhecer os gestos e ações positivas fortalece os laços afetivos.

6. Deixe claro seus sentimentos e use “eu” para mostrar como se sente

Damona Hoffman fala sobre a necessidade de expressar sentimentos e preocupações de forma aberta e honesta. O uso de declarações focadas no “eu” evita acusações e permite uma comunicação mais eficaz. A transparência é a chave para evitar mal-entendidos.

LEIA TAMBÉM: 7 dicas para evitar o aparecimento de linhas e rugas ao dormir

7. Não invalide os sentimentos da outra pessoa

Tracy Ross avisa o quanto é errada a invalidação dos sentimentos do parceiro. Aceitar e validar as emoções, mesmo que desconfortáveis, é algo muito importante. Ouvir mais do que falar é um lembrete valioso para entender o que se passa com o outro.

8. Reflita sobre o que você quer

April Henry, associada licenciada de terapia matrimonial e familiar, propõe a reflexão sobre limites, responsabilidades e emoções não compartilhadas. Entenda seus limites, suas responsabilidades e reconheça suas dificuldades. Essa autoanálise pode levar a um maior entendimento entre os dois e ao crescimento do casal.

Você pode gostar também