8 maneiras de envelhecer mantendo o corpo e a mente em forma

Cuidar da saúde não é apenas para resultados estéticos e para curto prazo, mas também para chegar na terceira idade em pleno equilíbrio entre saúde física e mental

Envelhecer bem não é sobre lutar contra o tempo, mas sim sobre abraçar cada fase da vida com atitude e cuidado. Vamos dar um passeio por oito dicas fora da caixa para manter o físico e o psicológico em sintonia enquanto se aventura na maturidade com o passar do tempo.

8 dicas para envelhecer da melhor forma possível

Alimentação que vai além do prato

Esqueça a chatice das dietas restritivas e comece a encarar a alimentação como um convite para explorar sabores e nutrientes. Adicionar frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras não é só para manter o corpo em dia, é para dar aquele up no sistema imunológico e mandar doenças crônicas para bem longe.

E não esqueça da hidratação! Beber água é o toque final para manter o seu organismo saudável.

LEIA MAIS: 8 técnicas psicológicas poderosas para lidar com manipulações

Bate-papo com a mente

Mantenha sua saúde mental em alta, não como um compromisso chato, mas como uma tarefa prazerosa. Se envolver em atividades que você curte, praticar exercícios e ficar atento aos sinais de isolamento ou baixo astral são práticas necessárias para manter a mente na linha.

Pintura, dança, ou até mesmo uma tarde de videogame, tudo vale para preservar a sua saúde mental.

Desestresse

Quer manter o coração tranquilo e a mente zen? Dá uma segurada no estresse. Afinal, menos estresse significa uma noite de sono mais relaxada, sistema imunológico fortalecido, coração na paz. E a cabeça? Concentrada e focada, sem aquele peso na consciência. E para completar, ainda gera um alívio nas tensões musculares.

Rolê social é vital

Aquele ditado “quem tem amigos tem tudo” nunca fez tanto sentido. Participar de atividades sociais, seja num clube do livro ou num evento da comunidade, é o segredo para se sentir parte do mundo e dar um propósito à vida. Sem contar que as interações frequentes melhoram o raciocínio e mantêm a mente afiada. É a receita para uma mente ativa e resistente ao tempo.

Movimente-se, mas numa boa

Esqueça a ideia de que atividade física é sinônimo de malhação pesada. Uma prática moderna como a ioga não só deixa você mais flexível, mas também relaxa a mente, sendo uma espécie de terapia física e emocional. Além de reduzir o risco de cair na depressão, manter uma rotina de movimentos conscientes preserva a sua função cognitiva. Nada depressa, a ideia é se mexer numa boa.

Tenha qualidade de sono

Qualidade de sono não precisa ser um enigma. Criar uma rotina relaxante antes de dormir, desligar os eletrônicos e criar um ambiente ideal para o descanso são truques para uma noite bem dormida. Dormir bem é garantir que o corpo se recupere e esteja pronto para encarar mais um dia com pique total.

LEIA MAIS: 6 estratégias para se libertar das opiniões alheias

Consultoria médica

Visitar o médico não é sinônimo de dor de cabeça. Mantenha um acompanhamento médico, como quem bate um papo com um amigo. Checar regularmente como está o corpo e discutir qualquer dúvida é uma forma de cuidar da saúde. Prevenir é o segredo para manter o corpo em dia para todas as aventuras que ainda estão por vir.

Vida com propósito

Manter uma meta de vida não é coisa de gente careta. Ao contrário, ter um propósito é o que dá aquele gás extra para encarar cada dia com vontade. Pode ser aprender algo novo, se envolver em projetos sociais ou até mesmo cultivar um jardim. O importante é manter a chama da motivação acesa e viver cada momento com significado.

Você pode gostar também