5 sinais de que você é uma pessoa exigente, mas não perfeccionista
Você não precisa ser perfeccionista para ter altos padrões em sua vida.
Muitas pessoas têm o hábito de confundir uma pessoa perfeccionista com aquela que tem altos padrões de escolha na vida. No entanto, a verdade é que existem diferenças entre as duas características. Os perfeccionistas costumam estabelecer padrões inalcançáveis em vários setores pessoais, enquanto os exigentes não tomam esse tipo de atitude, mas desejam o melhor que pode ser possível para eles.
5 indícios de que você é exigente, mas não perfeccionista
Para que você não confunda pessoas com altos padrões daquelas consideradas perfeccionistas, confira a seguir cinco sinais que pessoas exigentes transmitem. Assim, você conseguirá diferenciar os tipos de personalidade e ainda ver se você se encaixa em algum deles.
Você define metas que são alcançáveis
Os exigentes diferem dos perfeccionistas, pois possuem expectativas realistas. Embora seus objetivos possam parecer difíceis, são possíveis e alcançáveis. Por outro lado, um perfeccionista nem sempre é capaz de distinguir o que pode ser conquistável do que não pode.
LEIA MAIS: 5 sinais de que você é uma pessoa perfeccionista – e isso não é bom!
Você é honesto consigo mesmo
Ser honesto consigo mesmo significa estar ciente de seus pontos fortes e fracos. Portanto, estabelecer altos padrões para si implica em usar seus pontos fortes e se concentrar para melhorar os pontos de desenvolvimento.
Você está aberto a críticas construtivas
Os perfeccionistas acreditam que sabem muito e não gostam de ouvir as opiniões de outras pessoas. Por outro lado, os exigentes são o oposto: eles querem feedbacks. Isso porque aprendem com os erros para melhorar e atender a seus altos padrões.
Você assume a responsabilidade por suas ações
Quando algo não acontece do jeito que os exigentes imaginam, eles não responsabilizam os outros pela situação. Isso porque estão cientes de terem tomado certas decisões que resultaram em resultados específicos, diferentemente dos perfeccionistas.
LEIA TAMBÉM: 4 dicas para evitar desgastes na relação por conta de dinheiro
Você leva os prazos a sério
Os exigentes levam os prazos extremamente a sério. Portanto, se precisam terminar algo no trabalho, sabem que devem dedicar tempo extra e pular atividades de lazer para cumprir o prazo. Algumas pessoas podem achar que isso é querer ser perfeito, mas, na realidade, é ser responsável.
Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem</strong