5 sinais de alerta ao comprar um carro usado; veja o que conferir!
Verificar amortecedores, freios e o histórico do veículo pode evitar grandes dores de cabeça para você no futuro!
Comprar um carro usado passou a ser uma alternativa mais frequente desde que o preço dos automóveis aumentou drasticamente. Embora algumas pessoas acreditem que adquirir um carro usado possa ser um transtorno, na verdade, é possível garantir um bom negócio ao observar pontos importantes.
Portanto, neste artigo, vamos te mostrar alguns itens que você precisa checar antes de comprar um carro usado. Confira!
5 itens para checar antes de comprar um carro usado
Identificar problemas em um automóvel antes de adquiri-lo pode te poupar de muita dor de cabeça no futuro. Afinal, carros que já possuem algum defeito têm maior probabilidade de te causar um grande prejuízo.
Entretanto, contornar esta dificuldade é mais fácil do que você imagina, pois basta prestar bastante atenção em pontos importantes. Assim, entre os itens que você precisa checar antes de fechar a compra, estão: ferrugem, amortecedores, freios, histórico do automóvel e presença de mofo ou bolor.
Ferrugem
Se você visualizou pontos de ferrugem na estrutura do carro, é melhor ficar atento, pois a ferrugem se espalha facilmente. Ademais, se você já está conseguindo ver a ferrugem por fora, não é possível saber o quão extenso é o dano no interior da carroceria do carro.
LEIA MAIS: 5 barulhos no carro que podem ser sinal de problema – Confira!
Desgaste dos amortecedores
Ao pressionar cada canto dos 4 lados do carro, você consegue avaliar se os amortecedores estão funcionando como deveriam. Assim, ao apertar o carro, o veículo retorna para você rapidamente, mas, se o automóvel ficar balançando, isso significa que os amortecedores estão desgastados, e você precisará substituí-los.
Freios esponjosos
Os freios esponjosos são aqueles pedais que parecem moles ou apresentam um fluxo mais longo que o normal ao pressioná-los. Estes são indicativos de falhas no cilindro mestre ou desgaste das pastilhas de freio, e precisam ser corrigidos.
Histórico do veículo
Todo veículo possui um histórico que fornece detalhes sobre a vida útil dele, como quantidade de proprietários, acidentes e registros de manutenção. Portanto, é fundamental que você observe estes relatórios antes de comprar um carro usado.
LEIA TAMBÉM: O que acontece se desligar o carro com ele em movimento?
Mofo ou bolor
Mofos ou bolores são microrganismos que crescem em locais úmidos. Então, se você notar que o carro está com cheiro de mofo ou bolor, pode se preocupar. Afinal, é possível que o automóvel possua algum vazamento de água ou tenha passado por uma enchente, o que pode danificar componentes elétricos do carro.
Se você gostou deste artigo, não deixe de conferir outros conteúdos no site do Rotas de Viagem e ficar por dentro de muitas novidades!