4 maravilhas que acontecem com seu corpo se parar de fumar

Mesmo que você seja um fumante de longa data, há alguns benefícios surpreendentes e até imediatos em parar de fumar.

Todos os anos, 161.853 mortes anuais atribuíveis ao uso de tabaco, o que representa 443 mortes por dia. Embora os riscos do tabagismo sejam bem conhecidos, também é extremamente desafiador parar de fumar. Se é o seu caso, veja o que acontece com seu corpo quando para de fumar. Talvez isso possa ser uma inspiração para este desafio!

Melhora a frequência cardíaca e respiração ao parar de fumar

Um dos efeitos de quem para de fumar é sentir uma melhora no coração e na respiração. Primeiro, há a diminuição da frequência cardíaca. Além disso, os níveis elevados de monóxido de carbono no sangue também voltam ao normal em poucos dias.

LEIA MAIS: 3 hábitos que podem estar destruindo a sua visão aos poucos

Ao longo das semanas, outras mudanças começam a ocorrer. Uma das principais é a melhora da função pulmonar e a diminuição da tosse. Em outras palavras, as pessoas passam a respirar um pouco mais facilmente. Ao mesmo tempo, fica menos desafiador desenvolver e manter um hábito de exercício.

Redução acentuada do risco de ataque cardíaco ou derrame

À medida que os meses se transformam em anos, parar de fumar pode levar a uma redução drástica no risco de desenvolver doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco ou derrame. Isso normalmente ocorre nos primeiros dois anos.

Porém, esse risco continua diminuindo conforme a pessoa para de fumar por mais tempo. Ao completar 10 anos, por exemplo, o risco de morrer de doenças cardiovasculares cai em 63%, em comparação com os fumantes.

Só para ter uma ideia, depois de 20 a 30 anos, esse risco cai para níveis semelhantes aos de uma pessoa que nunca fumou.

O risco de câncer diminui após uma década

Com o passar do tempo, o risco de desenvolver certos tipos de câncer também diminui. Por volta de 10 anos, esse risco cai substancialmente. Só para ter uma ideia, chega a ser metade do risco dos fumantes atuais.

Progressão de doenças relacionadas ao fumo é retardada

Ao parar de fumar, pessoas com problemas de saúde crônicos relacionados ao tabagismo, como câncer, doenças cardíacas ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), podem retardar a progressão da doença. Além disso, aumentam as chances de sobrevivência.

Só para exemplificar, a chance de ter uma recorrência após o câncer é menor. Para as pessoas que já tiveram um ataque cardíaco, isso reduz a chance de ter um segundo ataque e diminui a probabilidade de agravamento da DPOC.

Parar de fumar exige tempo

Apesar dos benefícios evidentes, parar de fumar não é tarefa fácil. O tabagismo é um vício complexo devido à natureza altamente viciante da nicotina e aos desafios físicos e comportamentais associados à cessação.

LEIA MAIS: 8 maneiras de envelhecer mantendo o corpo e a mente em forma

O primeiro deles reside na dependência física da nicotina, resultando em desejos intensos e sintomas de abstinência desagradáveis ao parar de fumar. Nesse ponto, adesivos de nicotina e medicamentos podem ajudar a mitigar e, assim, parar de fumar.

O segundo desafio é de natureza comportamental, pois o ato de fumar muitas vezes se integra profundamente na rotina diária. Por isso, deixar o vício geralmente requer várias tentativas, já que cada indivíduo responde de maneira única a diferentes estratégias.

No entanto, cada tentativa é vista como uma oportunidade de aprendizado para melhorar no futuro.

Você pode gostar também