4 hábitos de produtividade tóxica que têm o efeito contrário

Identifique e elimine os hábitos de produtividade tóxica que estão minando seus resultados.

Se você está buscando maneiras de ser mais produtivo e, com isso, conseguir atingir suas metas diárias com mais eficiência, saiba que é importante deixar de lado os hábitos que prejudicam seus resultados.

Existem hábitos comuns que podem ser provenientes de uma produtividade tóxica, ou seja, eles atrapalham você a alcançar seus objetivos ao invés de ajudar a superá-los. Quando você entende esses hábitos, é possível ser mais focado e eficaz. Entenda a seguir quais são!

4 hábitos de produtividade tóxica que comprometem seus resultados

Multitarefas

Muitas pessoas podem acreditar que a multitarefa é um grande poder, mas isso pode acabar prejudicando sua produtividade no ambiente de trabalho, além de afetar também a forma como você entrega suas atividades.

Isso acontece porque, quando você faz várias tarefas ao mesmo tempo, não consegue dar a atenção necessária a cada uma delas, e seu foco e concentração diminuem. Ficar o tempo todo sob pressão pode prejudicar sua saúde mental.

Por isso, tente sempre realizar uma tarefa por vez, para se concentrar ao máximo nela e com exclusividade.

LEIA MAIS: 4 alertas de que seu ambiente de trabalho é tóxico e problemático

Continuar trabalhando mesmo esgotado

Outro hábito relacionado à produtividade tóxica é continuar trabalhando mesmo quando seu corpo e mente estão dando sinais de esgotamento. Isso pode prejudicar seu bem-estar, além de afetar sua saúde física e mental.

Quando você trabalha em excesso, isso também impacta seus relacionamentos com amigos e familiares, além de aumentar o risco de desenvolver doenças como ansiedade, depressão e outras.

Nunca dizer não

Outro hábito que pode ser considerado prejudicial à produtividade e, consequentemente, prejudicar seus resultados, é quando você não consegue recusar oportunidades e tenta abraçar todas as demandas que surgem.

Assumir várias atividades simultaneamente consome todo o seu tempo e energia, resultando na diminuição da atenção dedicada a cada tarefa durante sua execução.

Isso pode afetar negativamente seu trabalho, já que você não consegue se concentrar adequadamente em uma única coisa. Portanto, é importante ter metas realistas e compreender suas limitações, a fim de priorizar e planejar as tarefas de acordo com suas respectivas importâncias.

LEIA MAIS: 7 dicas para tornar seu trabalho um ambiente mais agradável!

Ser perfeccionista

Muitas pessoas acreditam que ser perfeccionista é o ideal para obter bons resultados. Entretanto, nem sempre isso é verdade, pois o preço pago para atingir a perfeição em um trabalho pode ser alto.

Quando você se esforça demais para ser perfeito, acaba investindo tempo e energia excessivos, e muitas vezes fica frustrado quando não consegue alcançar padrões muito elevados. Isso pode levar a resultados insatisfatórios e até fazer com que você desista de completar tarefas.

Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então acesse o Google Notícias e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.

Você pode gostar também