4 dicas para lidar com o luto durante as férias de fim de ano

Transformando a dor em memória sabendo como lidar com o luto nas festas de fim de ano

As férias são momentos cheios de alegria e festa, mas para aqueles que perderam um ente querido, podem ser períodos de tristeza e saudade. É o que costumamos chamar de cadeira vazia à mesa, que, na verdade, simboliza uma ausência profunda, trazendo uma mistura de emoções.

Entretanto, encontrar conforto nas memórias compartilhadas pode ser uma forma de suavizar a dor.

LEIA MAIS: 9 plantas medicinais que você pode cultivar em casa, segundo especialistas

Relembrar momentos felizes, histórias engraçadas ou tradições que eram importantes para a pessoa amada ajuda a manter vivo seu espírito.

Criando novas tradições

É natural que a ausência de um ente querido nas férias crie um vazio. No entanto, estabelecer novas tradições pode ser um caminho para honrar a memória da pessoa enquanto se cria espaço para o novo.

Talvez isso signifique preparar seu prato favorito, visitar um lugar que amavam juntos ou iniciar uma nova atividade que traga paz e reflexão. Essas novas tradições podem se tornar momentos especiais de lembrança e celebração da vida da pessoa que partiu.

Compartilhando sentimentos

Falar sobre a pessoa que se foi pode ser terapêutico. Compartilhar sentimentos com amigos e familiares, expressar saudades e até mesmo rir das boas lembranças são formas de processar o luto.

O importante é saber que não se está sozinho nessa jornada e que compartilhar pode trazer alívio e compreensão mútua.

Cuidar de si mesmo

O luto pode ser exaustivo, tanto emocional quanto fisicamente. É fundamental cuidar de si mesmo, seja através de atividades relaxantes, uma boa alimentação ou simplesmente permitindo-se sentir o que vier.

A autocompaixão e o autocuidado são essenciais nesse processo. Por isso, permita-se viver as emoções sem julgamento e busque apoio quando necessário.

Buscando apoio profissional

Em alguns casos, o apoio de um profissional pode ser necessário. Terapeutas e grupos de apoio especializados em luto podem oferecer orientações valiosas e um espaço seguro para expressar e entender os sentimentos.

Então, coloque na cabeça: não tenha vergonha em buscar ajuda; é um sinal de força e um passo importante para a cura.

LEIA MAIS: 8 técnicas psicológicas poderosas para lidar com manipulações

Ilumine a cadeira vazia

Enfrentar o luto durante as férias não é fácil, mas é possível encontrar maneiras de lidar com a dor enquanto se honra a memória do ente querido.

A cadeira vazia pode se tornar um símbolo de amor e lembrança, um lembrete de que, embora a pessoa amada não esteja mais fisicamente presente, seu espírito e memórias continuam vivos nos corações daqueles que ficaram.

Você pode gostar também