10 conselhos de viagem que você deve ignorar – ou esquecer agora mesmo!
Algumas dicas de viagem, como usar guias e até reservar seu voo com meses de antecedência, nem sempre são tão válidas para o viajante
Todo mundo que viaja, seja novato ou veterano, tem hábitos que, a princípio, funcionam bem. Por exemplo, chegar ao aeroporto com algumas horas de antecedência ou comprar a passagem com meses de antecedência. Mas, assim como qualquer outra coisa, a forma de viajar também mudou. Por isso, há algumas dicas de viagem que você não deve seguir ou, ao menos, pode ir abandonando aos poucos.
A verdade é que muitos desses hábitos estão desatualizados e precisam ser trocados. Para isso, dão lugar a truques que deixam sua viagem muito menos estressante e mais proveitosa. Até mesmo porque não existe uma fórmula mágica ou padrão que funcione para todos os tipos de viagem.
Veja, a seguir, uma lista resumida daquelas dicas de viagem que você pode deixar de seguir. Você verá como sua vida de viajante ficará mais dinâmica a partir disso.
10 dicas de viagem para não seguir – ou abandonar
Esqueça os guias de viagem
Sem dúvidas, os guias são ótimos para pegar informações sobre o lugar que você vai visitar, por exemplo, pontos turísticos, alimentação e até hábitos culturais. Contudo, estas publicações nem sempre são atualizadas na velocidade da internet e, por isso, podem lhe fornecer dados que nem são mais válidos.
Em vez de usar as versões físicas, prefira os modelos digitais. Assim, economiza peso e espaço na bagagem, além de optar por publicações que estejam mais atualizadas.
LEIA MAIS: 13 dicas imbatíveis para viajar gastando pouco
Reservar voos com tanta antecedência
Inegavelmente, se você pode se planejar, dá para comprar passagens mais baratas do que adquirindo em cima da hora. Mas, esta é mais uma das dicas de viagem para não seguir sempre, uma vez que as tarifas são sempre dinâmicas. Em outras palavras, é possível que você consiga uma pechincha em tarifas last minute.
Obviamente, isso vai depender do motivo da sua viagem. Por exemplo, a lua de mel precisa, sim, ser reservada com antecedência, mesmo para garantir disponibilidade para o destino.
Chegar cedo aos principais pontos turísticos
Lugares muito turísticos, como o Museu do Louvre e a Fontana di Trevi, com certeza não são tão bem apreciados com tanta gente ao redor. Por isso, muitos preferem “madrugar” neles, a fim de evitar as multidões.
Porém, nem sempre isso funciona, inclusive porque muitos deles nunca ficam totalmente vazios. A dica, então, é enfrentar as multidões de forma estratégica, como reservar ingressos, aproveitar períodos do dia em que os turistas estão em outras atividades e até priorizar a baixa temporada.
Não viajar sozinho – uma dica de viagem para realmente esquecer
Quem disse que você só aproveita uma viagem se não for sozinho? Pelo contrário, uma viagem solo, sem dúvidas, requer cuidados com segurança, principalmente para mulheres. Porém, existem uma série de práticas que viabilizam um roteiro seguro.
Por exemplo, compartilhar seu itinerário com outras pessoas, evitar comportamentos imprudentes e guardar itens valiosos em segurança ao longo do caminho. Além disso, ter sempre em mãos uma cópia do passaporte, bem como números e contatos de emergência.
Não comprar direto na companhia aérea
Sem dúvidas, o agente de viagens tem um papel fundamental no planejamento e assistência. Contudo, por vezes, é cobrada a comissão pelo serviço, o que, com certeza, é justo! Porém, isso faz com que a viagem saia até mais cara do que comprando direto com o fornecedor.
Além disso, muita gente prefere comprar com agências online, o que não é, necessariamente, sinônimo de assistência ao viajante. Por isso, uma das dicas de viagem a não seguir é evitar compras direto com a companhia aérea. Na verdade, as empresas oferecem bons preços e assistência 24 horas para diferentes serviços.
Evitar comida de rua
Como assim, evitar comida de rua enquanto viaja? Essa é, sobretudo, uma das melhores formas de conhecer a cultura e culinária de um destino! Obviamente, você deve prezar pela higiene e segurança alimentar. Por isso, busque recomendações de viajantes, avalie o local e, sim, aproveite um pouco da street food como experiência gastronômica.
Ficar com o passaporte o tempo todo é uma das dicas de viagem a esquecer
Poucas coisas trazem um transtorno tão grande quanto perder um passaporte no exterior. Logo, uma das dicas de viagem para não seguir é ficar com o documento o tempo inteiro. Exceto nos voos e trens internos, bem como passeios que o exijam, prefira transitar com uma cópia legível. Algumas copiadoras até fazem a cópia reduzida, do tamanho da identidade, com a identificação e vistos.
Explorar o duty-free
Embora esta seja uma das dicas de viagem mais tradicionais, você precisa usá-la com cautela. Atualmente, os lojistas não conseguem competir com lojas que comercializam, fora do aeroporto, os mesmos produtos a preços muito menores. Isso se dá principalmente pela taxação.
Logo, vale comparar, ao desembarcar, os preços cobrados nestas lojas com aqueles encontrados ao longo da viagem.
LEIA TAMBÉM: Uma viagem pelos signos: Descubra o país que mais combina com você!
Ignorar os avisos de viagem
É, sim, importante ficar atento aos avisos de viagem, afinal, eles não estão ali à toa. Contudo, a gente precisa reconhecer que alguns são um tanto quanto exagerados. Então, para não perder diversão sem se colocar em risco, pesquise o destino, conheça os riscos e, sobretudo, contrate um seguro viagem.
Fugir dos tours guiados
Embora seja muito interessante seguir um itinerário no seu ritmo, por vezes, perde-se tempo demais em algumas atrações, em detrimento de outras. Isso é ruim, principalmente, quando o tempo é curto em determinado destino.
Logo, analise o custo-benefício e, se não quiser gastar horrores em um guia, verifique se o lugar que vai visitar tem a prática do free-walking tour. Normalmente, são passeios guiados, com duração aproximada a duas horas e, no final, você paga aquilo que puder.
Gostou deste artigo e quer ver outros semelhantes? Então clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.