Você usa o ar condicionado do carro do jeito certo? Descubra!

Saiba como melhorar o desempenho do ar condicionado do seu veículo!

- Tempo de leitura: 2 minutos -

Saber como usar o ar condicionado do carro é de extrema importância para ter uma melhor experiência de viagem e deixar o veículo refrigerado na medida certa. Afinal de contas, não queremos nem sofrer com o calor excessivo e nem morrer de frio, não é verdade?

Pensando nisso, no artigo de hoje, nós vamos te mostrar como usar o ar condicionado do carro para que você possa usufruí-lo da melhor maneira. Assim, acompanhe-nos nessa leitura até o final para conferir!

Como obter o máximo de desempenho no ar condicionado do carro

Utilize o recurso de recirculação

Ao ativar o modo de recirculação no sistema HVAC do seu veículo, o carro utiliza somente o ar da cabine para o sistema de ar condicionado.

Com isso, se você estacionar na sombra, por exemplo, o sistema vai resfriar o ar que já está frio ao invés de utilizar o ar quente que vem de fora.

Sem contar que, a maioria dos veículos modernos com sistema de recirculação, desliga o compressor AC depois que a temperatura desejada é atingida. Assim, também é possível economizar combustível.

LEIA MAIS: Ar condicionado gasta mais combustível? Nem sempre isso é verdade – Entenda!

Troque o filtro de ar da cabine

Se você está percebendo que o seu carro não está resfriando tão rápido como antes ou não está empurrando tanto ar como de costume, é um sinal de que talvez chegou a hora de trocar o filtro do ar condicionado.

O filtro é responsável por limpar o ar, antes que ele seja liberado para a cabine. Logo, se ele estiver com impurezas vai provocar má circulação de ar.

No geral, o ideal é fazer a troca a cada 15 a 20 mil quilômetros rodados ou em torno de 1 vez por ano.

Não faça o pré-resfriamento antes de dirigir

Você sabia que o sistema de ar condicionado funciona melhor quando existe um fluxo de ar consistente?

Pois bem, apesar de não ser nada agradável entrar no carro com ele quente, ligar o ar apenas ao começar a dirigir é a melhor opção, inclusive para economizar combustível.

LEIA MAIS: Economize combustível com o ar-condicionado ligado – Confira as dicas!

Tenha cuidado ao estacionar

Por fim, ter atenção ao local em que você vai estacionar o seu carro é uma forma de preservar o sistema de ar condicionado. Isso porque, a temperatura externa tem total influência com a temperatura interna do veículo.

Logo, estacionar o seu carro em local muito quente ou debaixo do sol, pode exigir mais do ar condicionado. Por isso, o ideal é estacionar sempre na sombra.

Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Rotas de Viagem!

Você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->