A garrafa de vinho mais antiga do mundo está em um museu – e está preservado; conheça!

Teria coragem de provar essa bebida do Império Romano?

O vinho é uma das bebidas mais antigas conhecidas pelo homem. Ele possui diversas finalidades, como degustação, harmonização com alimentos e ingrediente em receitas culinárias. Além disso, é um elemento de lazer e celebração. Ademais, também é muito saboroso, e possui propriedades medicinais, como antioxidantes.

Aliás, especialistas apontam que, quanto mais velho for um vinho, mais saboroso ele é. Por esse motivo, alguns são mantidos por décadas e até séculos, como o vinho mais antigo do mundo, que já possui 1.700 anos.

Onde encontrar o vinho mais antigo do mundo?

Localizada no Historische Museum der Pfalz, ou Museu Histórico do Palatinado, na cidade de Speyer, na Alemanha, a garrafa de vinho mais antiga do mundo, como mencionado, tem 1.700 anos. Segundo estudiosos, ela deve ter sido produzida em meados de 325 d.C e enterrada com cidadãos romanos bem empossados. Assim, quando o túmulo dessas pessoas foi encontrado, em 1867, a garrafa estava em perfeito estado e completamente intacta, mas o líquido possuía uma aparência um pouco diferente.

LEIA MAIS:

O vinho parecia um pouco mais firme, com aspecto semelhante ao de uma resina, o que pode gerar alguns estranhamentos. Isso acontece porque os romanos colocavam azeite sobre o vinho para não deixar o ar entrar em contato com o líquido, o que faz a bebida continuar estável por vários séculos. Basicamente, é uma forma de manter a bebida bem lacrada e com segurança.

Ainda é possível consumir o vinho?

Para a alegria de muitos, a resposta é sim. É possível consumir o vinho mais antigo do mundo, visto que, do ponto de vista microbiológico, ele não estaria estragado. No entanto, é importante entender que a bebida não possui mais o seu teor alcoólico, além de que ela não deve ser tão agradável. O próprio museu, em um post em suas redes sociais, afirmou que seu gosto deve ser semelhante ao de uma goma de mascar sem gosto.

Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também