Viagem e bem-estar: quanto mais longe o destino, mais benefícios; entenda!

Conhecer novos lugares é bacana, relaxa e traz felicidade. O que muitos não sabem é que isso também é benéfico para a saúde.

Sair de férias é algo maravilhoso. Passear, conhecer novas culturas e costumes e se desligar das preocupações e dos estresses do cotidiano são características que todos gostam. No entanto, ainda é possível ir além, já que novas pesquisas afirmam que viajar faz bem à saúde e que, quanto mais longe for o destino, mais benefícios são percebidos!

Quanto mais longe, melhor!

Pesquisadores da UCL, University College London, a partir de uma pesquisa online com 3.014 residentes, puderam afirmar que pessoas que viajam para longe de sua área local se sentem mais saudáveis ​​do que aquelas que ficam mais perto de casa. Dessa forma, quem viaja regularmente para destinos que se localizam a mais de 24 quilômetros de casa têm maior probabilidade de relatar boa saúde geral.

Os estudiosos analisaram viagens no norte da Inglaterra, onde os moradores enfrentam piores resultados de saúde do que no resto do país. Paralelo a isso, percebeu-se que muitas áreas rurais e suburbanas sofrem de má acessibilidade de transporte, desestimulando as pessoas a saírem das suas redondezas.

LEIA MAIS:

No decorrer do estudo, avaliou-se o nível de restrições que pessoas enfrentam para viajar para lugares a mais de 15 milhas de casa em relação a quatro aspectos:

  1. Falta de transporte público adequado e autoavaliação da saúde;
  2. O número de lugares diferentes que as pessoas visitaram;
  3. A distância percorrida;
  4. O uso de carro e transporte público.

Os resultados do estudo

Assim, o estudo apresentou evidências de que as restrições de viagens para fora da área local estão direta e indiretamente associadas a problemas de saúde e bem-estar. Além disso, a disponibilidade de transportes públicos de boa qualidade, acessíveis a todos, pode reduzir as restrições de deslocamento, contribuindo para a saúde e o bem-estar.

Ademais, o estudo também reforça a ideia de que políticas de transporte precisam caminhar em conjunto com políticas sociais e de saúde.

Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também