O velocímetro do carro é confiável? Saiba como funciona a marcação de velocidade!
Leia a verdade sobre o assunto
O velocímetro é um dos itens indispensáveis nos veículos. Afinal, é por meio dele que podemos acompanhar com precisão a velocidade em que estamos dirigindo, e, dessa forma, evitar acidentes e multas. No entanto, é comum se perguntar se o velocímetro do carro é confiável, já que algumas pessoas acreditam que ele não é tão preciso quanto as máquinas de detecção espalhadas pela cidade. Quer saber se pode confiar nele? Confira abaixo.
Como funciona o velocímetro?
Basicamente, o velocímetro é uma ferramenta utilizada para marcar a velocidade de um veículo em movimento. No caso, ele funciona como um “tradutor”, pois transmite a mensagem passada pelo motor do automóvel. Isso porque os giros do motor transmitem pequenos pulsos elétricos, que acabam passando por um sensor e sendo traduzidos para uma linguagem que podemos entender.
LEIA MAIS: 7 truques simples para você economizar muito combustível
Assim, quanto mais pulsos ele receber, maior estará a velocidade. Inclusive, existem diversos tipos de velocímetros, tais como digital, marítimo, via satélite e tradicional. O primeiro possui um painel LCD com mostrador digital dos valores, e por esse motivo é um dos mais precisos, já que a velocidade pode ser calculada até em casas decimais.
Enquanto isso, o via satélite é calculado com GPS, tendo menor precisão. Segundo especialistas, os dados apresentados pelo velocímetro via satélite podem variar entre 3 e 5%, o que pode depender de diversos motivos, como modelo do carro, conjunto de rodas, etc.
Já o velocímetro do carro (tanto o analógico como o digital) também conta com uma diferença entre a velocidade real e a registrada, e isso é proposital, como mostremos adiante.
O velocímetro do carro é confiável, sim!
No geral, apesar de haver uma margem de erro nos velocímetros de ponteiro e via satélite, eles ainda são confiáveis. O importante é que o condutor mantenha a calibração em dia, especialmente após trocar o tamanho das rodas.
LEIA TAMBÉM: 4 itens que desaparecerão dos carros num futuro próximo
Agora, se sua preocupação é levar uma multa porque o seu velocímetro acusou uma velocidade menor do que real, fique tranquilo! A margem de erro apresentada por esses aparelhos é sempre para baixo. Ou seja, se ele acusa que o veículo está a 80 km/h, na realidade, a sua velocidade será de 3 km/h a 5 km/h menor que a registrada. E essa margem é ainda maior conforme você aumenta a sua velocidade.
Se você gostou desse artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Rotas de Viagem!