Veja o porquĂȘ da longa espera para conseguir um Uber ou 99!

Passageiros relatam transtornos e dificuldades para encontrar motoristas no dia a dia. É o que mostra as críticas dos usuários de Uber e 99.

Nos Ășltimos meses tĂȘm sido comuns reclamaçÔes de usuĂĄrios de transportes por aplicativo. As crĂ­ticas falam sobre a dificuldade em conseguir corridas pelos apps Uber e 99. As empresas sĂŁo as mais tradicionais do ramo presentes no paĂ­s.

Alguns usuĂĄrios relatam horas de espera atĂ© algum motorista aceitar a corrida chamada. “TĂĄ mais fĂĄcil achar dinheiro na rua, do que um motorista que aceite a corrida”, diz uma postagem no Twitter.

Em busca råpida pelo tema, é possível encontrar dezenas de reclamaçÔes recentes. Contudo, a explicação para o problema acaba sendo um pouco vaga e divergente em alguns pontos.

Leia também: Saiba quanto ganha um Uber nos Estados Unidos e veja se vale a pena

O motorista nĂŁo Ă© obrigado a aceitar uma corrida, embora a recusa excessiva gere penalizaçÔes. Caso um motorista recuse muitas corridas, sua pontuação dentro do app pode cair bastante. Isso faz com que ele demore mais para “subir de nĂ­vel” e lucrar mais com o trabalho.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, em horários de pico está cada vez mais difícil conseguir corridas. Ainda que nesses horários o valor da taxa seja mais caro, parece que os motoristas desapareceram. É o que mostra as críticas dos usuários das plataformas Uber e 99.

Custos dos motoristas aumentaram

De acordo com alguns motoristas, o aumento dos combustĂ­veis desestimula aceitar algumas corridas. Isso ocorre, pois o ganho pela passagem nĂŁo supera o valor gasto com abastecimento.

Fora isso, com o aumento do dólar, peças de carros tendem a ficar mais caras também. A manutenção em geral aumentou e manter um trabalho que depende do veículo próprio ficou mais difícil.

Também existem corridas que são canceladas por receio do motorista. Isso ocorre quando o passageiro esteja em uma årea suspeita ou que desperte insegurança no motorista.

“Os usuĂĄrios estĂŁo tendo de esperar mais tempo por uma viagem porque, especialmente nos horĂĄrios de pico, hĂĄ mais chamados do que parceiros dispostos a realizar viagens. A demanda elevada significa que o app da Uber estĂĄ tocando sem parar para os parceiros, situação em que eles relatam se sentirem mais confortĂĄveis para recusar viagens, pois sabem que virĂŁo outros chamados na sequĂȘncia, possivelmente com ganhos maiores”, diz a nota da Uber enviada ao portal Canaltech.

A resposta da 99 acompanha a mesma dada pela concorrente. “É importante observar que, desde o final de 2020, a 99 retomou o volume de corridas em 100%, quando comparada ao período antes da pandemia”, justificou à reportagem do Canaltech.

Empresas negam o problema

Apesar de alguns motoristas reclamarem do valor repassado pelas corridas, as empresas negam o problema. Para elas, os motivos de cancelamento assim como os ganhos tĂȘm carĂĄter individual. Cada motorista consegue fazer uma renda prĂłpria pela plataforma e isso varia conforme o trabalho oferecido.

Por ora, não hå solução para os clientes que precisam esperar por horas um motorista disposto. O jeito é esperar mesmo, ou buscar por outras soluçÔes de transporte. Vale a pena reforçar o contato através dos canais de suporte da Uber e da 99. Ambas empresas se mostram atentas às críticas dos usuårios.


VocĂȘ pode gostar tambĂ©m