Veja como afastar cobras de chácaras, sítios e fazendas com segurança – e sem matá-las!

Aprenda a espantar as cobras de chácaras, sítios e fazendas

- Tempo de leitura: 2 minutos -

Você mora no campo ou em áreas com concentração de cobras? É provável que em alguma ocasião você tenha encontrado uma em seu quintal, pasto ou lavoura e esteja preocupado que elas possam entrar na casa, colocando em risco sua segurança e a de sua família diante desse problema. 

Se procura soluções para esta situação, recomendamos que preste atenção a este artigo em que damos recomendações e conselhos sobre como afastar as cobras.

Quando se trata de repelir cobras, nem sempre é fácil se livrar delas. Não se trata de matá-las, já que as cobras são necessárias para o ecossistema. Você precisa afastá-las para poder viver muito mais pacificamente. 

Como afastar cobras

A primeira coisa que você deve fazer para afastar as cobras é identificar o tipo de cobra que está em sua casa para encontrar o método mais eficaz. Nem todas as cobras são iguais e, portanto, não se comportam da mesma maneira. 

Dependendo da área em que você vive e do clima, você encontrará uma espécie de cobra ou outra, seu nível de perigo também dependerá disso. Para isso, o melhor é tirar uma foto quando encontrá-la e mostrá-la a um profissional de pragas, que lhe dirá o que fazer. 

Por outro lado, evite usar venenos ou repelentes químicos por conta própria, pois são prejudiciais ao meio ambiente, aos animais de estimação e até às pessoas. Além disso, existem alguns pesticidas de cobra que são proibidos. 

Adicionalmente, você deve saber que o uso de armadilhas e repelentes são soluções temporárias, que não o livrará do problema no futuro. Para preveni-los e afugentá-los, também é necessário estar familiarizado com eles e seu comportamento. 

Repelentes

A primeira coisa que você deve saber é que não existe um repelente de cobras verdadeiramente eficaz ou universal. No entanto, podemos encontrar algumas soluções com resultados aceitáveis, como a mistura de naftaleno e enxofre

A primeira coisa a saber sobre naftalina é que as bolas contêm uma forte neurotoxina, que pode ser tóxica para crianças e cães. Esta mistura exala um cheiro terrível, então isso pode afetar as cobras. 

Para fazer o repelente você vai precisar de:

  • 2 copos de enxofre em pó
  • 1 copo com bolinhas de naftalina
  • 1/2 copo de pimenta vermelha triturada

Basta misturar bem os produtos e então borrifar na região desejada. Recomenda-se repetir o procedimento todo os meses com bastante cuidado para crianças e animais de estimação não terem contato após a aplicação.

Outras soluções preventivas

Uma das melhores maneiras de manter as cobras afastadas é construir uma cerca que circunda todo o perímetro do seu quintal e casa e que chegue até o nível do solo – preferencialmente fique um pouco enterrada nele.

Por outro lado, a melhor maneira de evitar cobras é manter a área limpa, cortar a grama e aparar os arbustos. 

Evite elementos que possam atraí-las, como arbustos, palheiros ou pilhas de madeira. Os jardins são o habitat perfeito para a proliferação das cobras, a folhagem, a umidade e as colheitas que podemos ter nos nossos pequenos pomares, são as razões para isso.

Você pode gostar também
11 Comentários
  1. HENRIQUE Diz

    Aprendi com meus avós que vc queimando o chifres de boi ,este cheiro é insuportável para cobras vái a distância e refugia as cobras em geral….
    Aki funciona muito bem nos sítios da minha família

    1. Alexandre de Souza Santos Diz

      Chifre é bom mesmo e vc quantas vezes no mês

    2. Altair Diz

      Espero que funcione estas dicas para espantar cobras. Eu não gosto de matá-las e onde moro aparece muitas cobras. Porque moro próximo do Rio Uraim.

    3. Eliane Diz

      Galinha da Angola avisa cacarejando quando tem qualquer animal estranho por perto e se for pequena elas comem.

  2. Malvadeza Diz

    Plantar braquiária ao longo da cerca também afasta os répteis

    1. Maurício Diz

      Tudo isso aí pode funcionar,mais a melhor coisa a fazer e criar galinhas.
      O répteis não gostam de galinhas.
      Ficam longe.

  3. Altair Diz

    Espero que funcione estas dicas para espantar cobras. Eu não gosto de matá-las e onde moro aparece muitas cobras. Porque moro próximo do Rio Uraim.

    1. Antonio Balbino da Silva Diz

      Melhor do que todas essas alternativas apresentadas, é criar duas ou três seriemas na chacara ou quintal, dependendo da área e você se livrará da presença dos répteis.

  4. Otto Helbing Diz

    As galinhas da Angola ou picota são boas para afastar cobras. Elas fazem muito barulho quando aparece uma cobra. Cercam a cobra e as afugentam. Espero ter contribuído.

    1. Carlos Diz

      Eu só não mato Giboia ou caninana, o resto são todas peçonhentas

  5. JURANDIR MOURA Diz

    Aprendi com meus avós que o melhor repelente é queimar ossos e chifres de qquer natureza. Espanta cobras, escorpiões, aranhas e até os invejosos. Experimente!!!

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->