5 profissões que desapareceram com o avanço tecnológico; você se lembra delas?

Confira algumas profissões que desapareceram com o avanço da tecnologia.

A tecnologia foi uma aliada e tanto para a construção da nossa sociedade atual, e nesse sentido, algumas profissões entraram em declínio completo. O que antes parecia ser essencialmente realizado por mãos humanas foi trocado pela tecnologia, o que facilitou a vida em muitos aspectos, mas em contrapartida, ceifou muitos empregos.

Algumas profissões que sumiram estão listadas a seguir, e esse panorama nos permite pensar sobre quais outras ainda podem desaparecer com o tempo. Faça a leitura completa abaixo e confira os detalhes. 

5 profissões que sumiram com o tempo e a tecnologia

Vendedores de enciclopédia 

Com a democratização da internet e o acesso facilitado ao Google e toda a sua tecnologia e sites, é muito mais fácil obter qualquer tipo de informação e em qualquer hora de maneira prática, rápida e simples. Antigamente, as informações eram vendidas em enciclopédias que abrangiam todos os assuntos possíveis. 

LEIA MAIS: 4 itens que desaparecerão dos carros num futuro próximo

Guias com lanternas no cinema

Nos dias de hoje, quando as luzes no cinema se apagam, as pessoas precisam encontrar, por si só, os lugares de suas cadeiras. A verdade é que com a compra pela internet ou pela bilheteria, essas localizações ficaram mais fáceis, até mesmo pelas luzes espalhadas pelo lugar, o que substitui perfeitamente a pessoa que, no passado, usava uma lanterna para encontrar as cadeiras para os clientes. 

Atores de rádio

Pode até parecer loucura, mas as radionovelas eram muito famosas no passado. A ausência das telinhas como nós conhecemos hoje dava lugar ao rádio, que compunha a missão das pessoas de sincronizar voz e criação numa narrativa excelente para o público, mesmo sem a presença do visual. Mas, como dito antes, com a chegada do cinema e das televisões, isso acabou perdendo valor, e a profissão desapareceu. 

Telefonista

Parece até  loucura imaginar que há alguns anos, quando alguém precisava fazer uma chamada telefônica direta para alguém ou algum lugar, uma telefonista precisava intervir. Obviamente, com o aprimoramento dos telefones e empresas de telefonia, essa também se tornou uma profissão do passado.

LEIA TAMBÉM: 7 cidades brasileiras que podem desaparecer com o aquecimento global

Datilógrafo

Antes da modernização e do surgimento dos computadores, as pessoas conhecidas como datilógrafas exerciam a função de escrever textos em máquinas mecânicas de escrever. Com o desaparecimento dessas máquinas, a profissão também desapareceu.

Achou este artigo interessante e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também