Carros elétricos e híbridos perderão 30% de autonomia no Brasil; saiba detalhes!

Tentativa é dar realismo a autonomia dos veículos eletrificados.

O Inmetro, publicou recentemente uma portaria que oficializa a mudança para a divulgação da autonomia de veículos elétricos e híbridos no país. Essa ação já era esperada e reduzirá em cerca de 30% a autonomia dos modelos elétricos.

Método de medição inspirado no EPA dos Estados Unidos

O modelo de testes brasileiro é inspirado no americano EPA, que é considerado o mais rigoroso e atual do mundo. No entanto, aumentam os gastos energéticos e diminuem a autonomia do veículo, adicionando o uso de componentes elétricos no veículo, como ar-condicionado, entre outros. Por isso, temos a redução de 30%.

Leia mais: Yangwang U8: o novo elétrico da BYD que promete flutuar na água – e chegará ao Brasil!

Padronização da divulgação e prazo para adequação das montadoras

As montadoras serão cobradas para que divulguem os veículos com o novo padrão, obedecendo ao formato de publicação do órgão em seu PBVE. As fabricantes terão até o fim de setembro para se adaptar.

Objetivo de aproximar a autonomia dos carros elétricos da realidade

A ideia é justamente dar aos carros elétricos uma autonomia mais realista, aplicando condições mais próximas ao uso brasileiro. Com essa medida, o consumidor terá informações mais relevantes para ajudá-lo na decisão de compra, enquanto a indústria automotiva poderá comunicar à sociedade os principais atributos de seus produtos.

LEIA MAIS: Chery apresenta novo SUV híbrido que faz até 100 km/l – e lembra uma Land Rover!

Opiniões divergentes

As opiniões em relação à decisão são divergentes. Alguns defendem que essa padronização é importante para que o consumidor tenha informações mais próximas da realidade. Por outro lado, há quem considere a mudança precipitada e questione o percentual de redução de 30% aplicado aos modelos brasileiros.

Apesar da redução na autonomia divulgada, é importante ressaltar que os veículos elétricos continuam sendo uma opção sustentável e eficiente para a mobilidade urbana.

Tem interesse em ler mais conteúdos como esse na internet? Então não deixe de clicar em “Seguir” no Google Notícias e seja avisado de todos os novos conteúdos do Rotas de Viagem direto do seu celular.

Você pode gostar também