Vai ter carnaval em fevereiro de 2021?

Entenda como será o feriado mais esperado do ano em virtude da pandemia da Covid-19.

- Tempo de leitura: 6 minutos -

A tão temida segunda onda do Coronavírus chegou, apesar de alguns dias de relativa trégua nos índices de contaminação. Parte disso se deve às aglomerações ocorridas nos feriados do Natal e Ano Novo. 

Especialistas avisaram, e o resultado se mostra no colapso dos hospitais em Manaus, UTI’s lotadas pelo país e explosão de mortes. Diante disso, fica a pergunta: vai ter carnaval em fevereiro de 2021? Como fica o feriado mais esperado do ano com a pandemia da Covid 19?

O fato é que as festas de Carnaval em fevereiro já estavam canceladas. Os desfiles na Sapucaí, por exemplo, foram adiados para julho. Os bloquinhos de Pernambuco e cidades históricas, como Pirenópolis, também foram desmarcados. Entretanto, além do aumento na curva de contaminações, uma nova variante, ainda mais contagiosa, veio para assustar e, claro, mudar os planos. Para se ter uma ideia, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, cancelou definitivamente as festividades na capital carioca, deixando a folia para 2022.

Nossa, mas a pandemia vai tirar o feriado também, mesmo que não haja festa? Vai ter carnaval em fevereiro de 2021? Afinal, o calendário conta que, no dia 16, temos a terça-feira de Carnaval, seguida pela quarta-feira de Cinzas. E, normalmente, a segunda-feira acaba parando também. Veja como fica a questão a partir de agora. 

Vai ter festa de Carnaval em fevereiro?

A resposta é óbvia: não! Com a triste estatística de, mais de 200 mil mortos no país, é de se esperar que as festas de Carnaval sejam canceladas! Inicialmente, a expectativa era de que as mesmas fossem apenas adiadas, na esperança de que a vacina chegasse ou, pelo menos, o número de infectados caísse. 

De fato, a imunização começou, mas apenas para os grupos prioritários. Ainda assim, autoridades sanitárias pedem cautela e que as medidas de segurança sigam adiante. 

Contudo, o Coronavírus mostra que não está de brincadeira e é muito mais letal do que imaginamos! A segunda onda veio, novas variantes também e os números não param de subir. Como precaução, as festas no Rio foram definitivamente canceladas em 2021. E o feriado de Carnaval, vai ter? Veja como está o panorama festivo nas cidades onde a comemoração é tradicional. 

» Rio de Janeiro 

Os desfiles da Sapucaí e os bloquinhos foram adiados para julho inicialmente, porém, o prefeito Eduardo Paes adiou definitivamente a festividade para o ano de 2022. Ainda que o evento seja de extrema importância para os setores cultural, eventos e turismo, a Prefeitura entende que a festa demanda grande preparação pública. Ademais, a aglomeração excessiva cairia como uma bomba em cenário já devastador. O feriado, porém, está mantido 

» Salvador

Outro destino tradicional do Carnaval, Salvador ainda não se posicionou oficialmente quanto à comemoração. A princípio o evento havia sido adiado também para o mês de julho, no entanto, declarações do prefeito da cidade demonstram uma forte possibilidade de adiamento dos festejos para 2022.

Na terça-feira, dia 28 de janeiro, o Governo da Bahia e a prefeitura de Salvador anunciaram que não haverá ponto facultativo nas datas de Carnaval. Com isso, espera-se desestimular a ocorrência de eventos que possam promover aglomerações e gerar aumentos nos casos de COVID-19 na região.

» Recife e Olinda

O frevo e o famoso Galo da Madrugada ficaram para depois, graças ao decreto que cancelou o carnaval nas duas cidades pernambucanas. O Governo de Pernambuco também determinou expediente normal de segunda-feira a quarta-feira, suspendendo assim o ponto facultativo em todo o estado!

» Belo Horizonte

A capital mineira não terá festas nem deve dar o ponto facultativo de Carnaval. De acordo com Alexandre Calil, prefeito de Belo Horizonte, a ideia é seguir as medidas tomadas pelo Rio de Janeiro e São Paulo. 

» São Paulo

E, falando na terra da garoa, São Paulo, o Governo do Estado e a Prefeitura da cidade também anunciaram a suspensão do feriadão de Carnaval que, em 2020, reuniu 15 milhões de pessoas na capital. As datas estão passam a fazer parte do calendário normal de trabalho. A prefeitura da capital do estado planeja atividades virtuais para o Carnaval.

A metrópole voltou à fase laranja, mas com restrições na vermelha nos dias úteis, após às 20h. Nos finais de semana, as restrições são em tempo integral. 

» Fortaleza

Carnaval e ponto facultativo foram cancelados na capital cearense, com datas ainda não definidas. Festas também não são permitidas. 

Quanto aos dias de folga, isso vai depender do que cada estado ou cidade adotar. O fato é que o carnaval não é feriado. Logo, empresas e órgãos públicos não são obrigados a dispensar funcionários e servidores. Mas, convenhamos, alguém trabalha bem humorado enquanto tanta gente está de folga? Bom, a coisa ainda está indefinida, portanto, o ideal é acompanhar as decisões de onde você mora. 

Você sabia que Carnaval não é feriado nacional?

O carnaval, diferente do que muitos imaginam, não é um feriado nacional previsto na Lei nº 10.607/2002, e, portanto, a definição de sua caracterização como feriado ou não é baseada nas leis estaduais e municipais.

Portanto, fique de olho na legislação de seu estado e município, para saber como funciona os dias de Carnaval na sua região. Destaca-se que, na maioria dos casos, a última palavra quanto à liberação ou não dos funcionários no carnaval será do patrão, uma vez que em grande parte do Brasil, o feriado não é definido como feriado estadual nem municipal! 

Deste modo, no fim das contas, é fundamental que entre em contato com o setor responsável do local onde você trabalha, para que não haja problemas ou mal entendidos!

Vai haver feriado de Carnaval para os servidores públicos federais?

Conforme a Portaria n° 430, de 30 de Dezembro de 2020 do Ministério da Economia, os dias 15 e 16 de fevereiro, além do dia 17 de fevereiro até as 14h são pontos facultativos. Ainda assim, as repartições da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional devem observar os feriados definidos em lei municipal e estadual.

Logo, se você é servidor público federal e no seu estado ou município o Carnaval é um feriado por lei, o feriado se aplicará. Caso não haja previsão de feriado por lei municipal ou estadual, deve-se observar o disposto pelo órgão no qual o servidor está lotado!

Caia na folia pela internet!

Na era das lives, por que não brincar online no Carnaval? Em Pernambuco, o Galo da Madrugada e O Homem da Meia Noite planejam se apresentar virtualmente. No dia 12 de fevereiro, às 19h, o Olodum esquenta seus tambores em uma apresentação pela internet, assim como a rainha Daniela Mercury. Ivete Sangalo, Claudia Leitte e Bell Marques também se renderam às transmissões para não deixar a pandemia impedir o Carnaval. 

Confira os artistas que confirmaram lives de carnaval e se programe para curtir com segurança a festa: Carnaval 2021: confira artistas que confirmaram lives para a folia.

Bom, ainda que sem festas na rua, vai ter carnaval em fevereiro, se a prudência e empatia falar mais alto. Isso significa que, se tivermos consciência, curtiremos a folga (ou não) em casa, cuidando para que não haja aglomerações. A ideia é nos cuidar para aproveitar, com saúde, a folia no ano que vem!     

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.