Vai comprar um carro usado? Você deveria trocar essas peças
Comprar carro usado é mais econômico. Mas é necessário trocar algumas peças para evitar problemas!
Ao comprar um carro usado é necessário fazer uma checagem prévia para certificar-se de que o veículo realmente está em perfeito estado.
Em se tratando de automóvel já utilizado por outro condutor, essa análise é indispensável e deve ser bem criteriosa. Isso porque, é comum a necessidade de fazer a troca de algumas peças.
Assim, para ficar por dentro desse assunto e evitar possíveis contratempos, acompanhe essa leitura até o final, pois vamos mostrar quais peças trocar quando se compra um carro usado. Confira a seguir!
Carro usado: quais peças trocar?
Sempre troque o óleo
A troca do óleo do motor é uma ação bastante comum e necessária quando se compra um veículo usado. Isso porque, não se sabe quando o antigo dono efetuou a última troca.
É importante lembrar que as concessionárias de veículos recomendam a troca de óleo a cada 6 meses ou 10 mil quilômetros rodados.
Além disso, também é preciso fazer a troca do óleo do câmbio, a cada 3 anos ou 50 mil quilômetros rodados, e o óleo da direção hidráulica, a cada 35 a 100 mil quilômetros rodados.
LEIA MAIS: Veja quais são os 4 principais golpes na venda de carros usados!
Velas de ignição
Por serem discretas, muitas vezes as velas de ignição passam despercebidas e, consequentemente, acabam não sendo trocadas no tempo adequado.
Todavia, ela é responsável por gerar a faísca que causa a queima da mistura do combustível com o ar. Assim, ela contribui para o bom funcionamento do motor e a movimentação do pistão.
Então, caso não sejam trocadas quando necessário, as velas de ignição desgastadas provocam maior consumo de combustível, perda de desempenho e dificuldade de dar a partida.
Troque os filtros
Logo após comprar um carro usado, já é recomendado fazer a troca dos filtros de combustível, ar e óleo. Isso porque, eles são os responsáveis por evitar a entrada de impurezas para dentro do motor e sofrem desgastes ao longo do tempo.
No entanto, é muito difícil saber se o antigo dono fez as trocas. Então, o ideal é fazer as substituições rapidamente.
LEIA MAIS: 5 coisas que diminuem bastante o valor de revenda do seu carro
Pastilhas de freios
Por fim, as pastilhas de freios são peças que estão inteiramente relacionadas com a segurança do veículo. Logo, fazer a troca é fundamental para preservar a sua vida e a de terceiros.
Isso porque, elas são necessárias para o bom funcionamento do sistema de freios e, caso estejam desgastadas, o pior pode acontecer. Então, é melhor não arriscar.
Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Rotas de Viagem!