Turbulências são perigosas? Confira o que você precisa saber sobre o fenômeno!

Saiba um pouco mais sobre as turbulências e fique mais tranquilo.

A turbulência é causada por fluídos em movimento, como o ar durante o voo. Há uma série de fatores que podem causá-las: mudanças repentinas na direção ou velocidade do ar, o aparecimento de nuvens instáveis ou uma variação repentina na pressão ou intensidade da atmosfera.

Este último é muito comum em áreas com mudanças climáticas. A turbulência também pode ser gerada pelas pontas das asas. Isso ocorre caso a aeronave encontre uma corrente de ar cíclica e, dependendo disso, a turbulência (mais ou menos intensa) tenderá a alterar a direção da aeronave.

Os pilotos geralmente recebem previsões do tempo e possíveis turbulências antes do voo. Uma vez lá em cima, meteorologistas e emissoras também enviam atualizações regulares a esses profissionais.

Além desses recursos, a cabine conta com um radar meteorológico que detecta a intensidade da turbulência, e os aviões da área enviam relatórios em tempo real. No entanto, alguma turbulência pode ocorrer sem aviso prévio. No caso de encontrar turbulência imprevista, o piloto deve avisar imediatamente outras aeronaves próximas da torre de controle.

Perigo?

A turbulência é comum em todos os voos e não é grave, em geral. O passageiro não corre perigo desde que mantenha o cinto de segurança afivelado. Das 60 pessoas em média feridas em turbulências por ano nos Estados Unidos, dois terços eram comissários de bordo, enquanto os 20 restantes eram passageiros. Esse número é relativamente baixo se comparado com os 800 milhões de pessoas que voam todos os anos no país norte-americano.

Dicas

O primeiro passo é aceitar a turbulência como algo natural. Ao escolher um assento, escolha um localizado próximo às asas do avião ou aqueles localizados no centro. Evite os assentos que ficam na cauda do avião, pois é neles que o tremor é sentido com maior intensidade.

Quanto mais espaçoso o assento, menos você notará turbulência devido à mobilidade que eles permitem. Outra dica é manter o cinto de segurança apertado durante todo o voo. Se a turbulência deixa você enjoado, é aconselhável levar balas de gengibre. Saiba aqui como se livrar dos enjoos durante suas viagens: Como se livrar de enjoos e náuseas ao viajar? Confira 7 dicas importantes!

Você pode gostar também