Tudo sobre a Son Doong Cave, a maior caverna do mundo

Localizada no Vietnã, a caverna fica em um parque declarado Patrimônio da Humanidade.

- Tempo de leitura: 6 minutos -

Você gosta de cavernas? Descobrir labirintos e belezas naturais montanha adentro? Então, vai adorar a Son Doong Cave, considerada a maior caverna do mundo! Localizada em um parque declarado como Patrimônio da Humanidade no Vietnã, esta maravilha natural é, literalmente, um desafio para poucos! Saiba tudo sobre a Son Doong Cave e confira a aventura que é visitá-la!

Cavernas são, por si só, destinos para aventureiros. Normalmente escondendo, em seu interior subterrâneo, corredores, estalactites e até lagoas, estas formações requerem certo preparo para acessá-los. 

Imagine como é entrar na maior caverna do mundo! Com 150 metros de altura, seu acesso se dá apenas por rapel. Por isso, recebe poucos visitantes por ano, sempre acompanhados por guias. 

Entrada da caverna Son Doong, no Vietnã
Entrada da caverna Son Doong, no Vietnã (Lelong, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons)

Mas, acredite, todo o esforço vale a pena! A caverna Son Doong é quase um mundo à parte, com jardins, florestas, praia e fósseis datados de mais de 300 milhões de anos! Ah, tem até um reservatório de pérolas próprio que ajudam a compor paisagens que não podem ser encontradas em lugar nenhum! 

Vem saber mais sobre a maior caverna do mundo e saiba, também, o que temos de parecido no Brasil!

Onde fica a Son Doong Cave?

A Sơn Đoòng fica na província de Quảng Bình, no Vietnã, 280 km a sul de Hanói. Situada no Parque Nacional de Phong Nha-Kẻ Bàng, já está próxima à fronteira com o Laos. Vale lembrar que o parque foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2003. Estima-se que a caverna tenha se formado há 2,5 milhões de anos. 

Como a So’n Doong Cave foi descoberta?

A caverna de So’n Doong foi descoberta em 1990 por Ho Khanh, um morador da região que buscava alimentos e madeira para complementar a renda. 

Durante a caminhada, tropeçou  na abertura de penhasco de calcário e viu nuvens saindo desta entrada, além de sons advindos de um rio que corria lá dentro. Mas, a curiosidade não o levou adiante, assim, voltou para casa e se esqueceu da descoberta. 

Mas, quase uma década depois, ele conheceu Howard e Deb Limbert, da British Cave Research Association (BRCA) que, na época, conduziam expedições exploratórias na área. 

Após ouvir suas histórias, ele foi incitado a voltar à caverna em 2008. No ano seguinte, liderou Howard, Deb e uma equipe de profissionais para uma viagem que levaria à conclusão de que a caverna tinha a maior seção transversal do planeta.

A caverna foi chamada de “Son Doong” e Ho Khanh ainda é parte integrante de todas as expedições para lá. 

Como é a caverna de So’n Doong?

A caverna de So’n Doong tem impressionantes 200 metros de largura, 150 metros de altura e 9 km de extensão. É tanto que conseguiria abrigar uma quadra com prédios de até 40 andares. 

Assim, é a maior caverna do planeta quando medida em seção transversal. Relativamente jovem, tem cerca de 3 milhões de anos em uma área de calcário que remonta a 400 milhões de anos. 

O poderoso rio Rao Thuong esculpiu Son Doong enquanto erodia a pedra calcária, formando um enorme túnel sob as montanhas Truong Son. As grandes dolinas entraram em colapso nos últimos 500.000 anos, criando aberturas para o mundo exterior. 

Uma das gigantescas dolinas da caverna de Son Doong, no Vietna
Uma das gigantescas dolinas da caverna de Son Doong (Dave Bunnell, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons)

Pérolas do tamanho de bolas de beisebol e estalagmites altas como edifícios altos se formaram com a água que goteja a  partir do teto.

A primeira expedição pela caverna foi interrompida por uma barreira de calcita com 90 metros de altura, posteriormente apelidada de “Grande Muralha do Vietnã”. 

Na segunda expedição, já em 2010, a Grande Muralha foi finalmente escalada e o resto da caverna encontrado. A enorme passagem principal tem mais de 5 km de comprimento com seções que chegam a 200 m de altura e 150 m de largura. 

Pérolas de caverna em Son Doong, no Vietnã
Pérolas de caverna em Son Doong

Especialistas em cavernas pesquisam a conexão entre as cavernas Son Doong e Thung, que fica ao lado da gigante. Caso ela exista, Son Doong será a maior caverna do mundo também em volume, além da seção transversal. 

O que fazer na caverna de Son Doong?

Chegar à Son Doong Cave não é tarefa fácil. Primeiro, só dá para entrar nela chegando de rapel, após uma descida de 80 metros. Segundo porque o passeio é feito com empresas especializadas em grupos compostos por poucos turistas. 

Mas, poucos mesmo! Apenas pouco mais de 200 visitantes passam pela caverna anualmente, não sem antes agendar o passeio com as agências organizadoras. 

A exclusividade e esforço valem a pena! A área protegida da caverna é como viajar por uma obra de Júlio Verne! A caverna tem penhascos que chegam a mais de 300 metros de altura, uma enorme muralha, estalagmites, estalactites, rio, praia fluvial, florestas, jardins e até um reservatório de pérolas! 

Estalagmites na caverna de Son Doong, no Vietnã
Estalagmites na caverna de Son Doong (Dave Bunnell, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons)

Os pacotes para visitar a caverna incluem acampamento na gruta e parque, durando de um a quatro dias. Veja quais são os grandes destaques

  • Maravilhar-se com dois colapsos do teto gigantesco (dolinas).
  • Explorar florestas tropicais subterrâneas únicas.
  • Atravessar rios – acima e abaixo do solo.
Rio no interior da caverna Son Doong
Rio no interior da caverna Son Doong
  • Mergulhar em um rio subterrâneo.
  • Escalar a “Grande Muralha do Vietnã” de 90 metros com cordas e escadas.
A Grande Muralha do Vietnã, na caverna de Son Doong
A Grande Muralha do Vietnã
  • Dormir em alguns dos melhores acampamentos do mundo.
  • Descobrir Hang En e acampar próximo a uma lagoa esmeralda.
Acampamento na caverna Hang En
Acampamento na caverna Hang En

Fatos sobre a Son Doong Cave

  • Lar da “Grande Muralha do Vietnã”, uma barreira de calcita com 90 m de altura.
  • Existem várias formações incomuns dentro dela, incluindo enormes pérolas de caverna e estalagmites.
  • Fica no Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang, lar de algumas das maiores cavernas do mundo.
  • O melhor período para visitar é de janeiro a agosto, em virtude das enchentes anuais.
  • É necessário ter mais de 18 anos para contratar o passeio.

Qual é a maior caverna do Brasil?

Até agora, falamos da maior caverna do mundo, mas você sabia que existe uma gigante no Brasil também? A Toca da Boa Vista fica em Campo Formoso, na Bahia, e tem 113 quilômetros de extensão. 

Com isso, além da maior caverna brasileira, é ainda a maior do Hemisfério Sul. Inserida em pleno sertão, está a 550 quilômetros de Salvador e, ao seu redor, predomina a caatinga. 

Assim como a caverna vietnamita, a entrada da Toca da Boa Vista é monumental, com estrutura interna labiríntica. Em seu interior, estão amplos salões, longos corredores e espeleotemas. Vale lembrar que o mapeamento da caverna ainda não foi finalizado, o que significa que sua extensão pode ser ainda maior. 

Gostou de conhecer a maior caverna do mundo? Viaje pelo nosso site e descubra curiosidades incríveis sobre vários destinos nacionais e internacionais!

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.