Tudo o que você precisa saber sobre a Carta Verde
O seguro é exigido para dirigir um carro estrangeiro em alguns países, como Portugal e Argentina.
O sonho de sair dirigindo sem destino, aquele “mochilão” por países diversos, certamente deve fazer parte da sua vida. Felizmente, o desejo não é tão distante, mas para embarcar nele, antes é preciso conhecer as regras dos lugares por onde vai passar. Uma delas se refere à permissão para conduzir um veículo estrangeiro e o que é necessário para fazê-lo, inclusive seguro. Confira, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre a Carta Verde, documento exigido em vários países, inclusive na América do Sul.
Muita gente, ao planejar um roteiro de carro, pensa na licença para dirigir, pois alguns países não aceitam apenas a carteira de habilitação válida em território brasileira. Considera-se, também, o aluguel de veículos e as condições para locação e devolução em países diferentes.
Porém, uma opção cada vez mais frequente é cruzar fronteiras em seu próprio carro, o que é incentivado por dezenas de reportagens relatando as aventuras de viajantes pelo mundo.
Mesmo que a pessoa economize na locação do veículo, é importante planejar, com antecedência, a documentação e valores necessários para o roteiro. Um dos seguros exigidos, por exemplo, é a Carta Verde, válida em alguns países da Europa e, também, Mercosul. Saiba mais sobre ela nos tópicos abaixo.