Conheça os 15 trabalhos mais perigosos do mundo – e se arrisque se tiver coragem!

Se você reclama do seu emprego, imagine só trabalhar em uma destas carreiras! 

- Tempo de leitura: 5 minutos -

O que você considera como um emprego de risco? Primeiro, sempre nos vêm à mente profissões como policiais, bombeiros e exército, certo? Pois, a lista dos trabalhos mais perigosos do mundo é bem maior do que isso! 

Não que as carreiras ligadas a segurança e militarismo sejam seguras, mas a verdade é que, quando se trata de profissões difíceis, há cargos ainda mais arriscados. O triste é que, na maior parte das vezes, os trabalhadores nunca recebem medalhas e reconhecimento. 

Com longas horas de jornada, poucos benefícios e riscos elevados, os trabalhos mais perigosos do mundo te farão pensar duas vezes antes de reclamar do seu! 

15 trabalhos mais perigosos do mundo

Madeireiros e lenhadores

Os trabalhadores da indústria madeireira têm turnos prolongados que resultam em longas horas e exaustão. Como se não bastasse, ainda precisam escalar árvores, lidar com a queda e corte de madeira, além de ferramentas perigosas, como serras elétricas. Não à toa, o trabalho registra alto número de acidentes e mortes. 

LEIA MAIS:

Mineiros

Ainda que a legislação tenha exigido requisitos e regulamentos de segurança mais rígidos, a mineração ainda está entre os trabalhos mais perigosos do mundo. Cavar a grandes profundidades traz risco de asfixia, explosões de gás mortal, mau funcionamento mecânico e até desmoronamento.

Especialistas em remoção de minas terrestres

Aqui está, definitivamente, um dos trabalhos mais perigosos do mundo! Ainda que, nos campos de combate, haja soldados que atuem nos bastidores na manutenção, cozinha e serviços gerais, os especialistas na remoção de minas terrestres se expõem a altos riscos. 

Metalúrgicos

Mesmo que a tecnologia tenha contribuído de forma substancial com a produção metalúrgica, o trabalho nas fábricas e indústrias ainda segue entre os mais perigosos do mundo. O dia a dia consiste no corte, dobradura e alteração de metais em movimentos repetitivos, o que pode levar a acidentes incapacitantes. 

Instaladores/técnicos de linhas de energia elétrica

Não é difícil pensar nos riscos envolvidos neste trabalho, não é? A eletricidade traz perigo constante a qualquer um que lide com os postes e transformadores. Conectar fios de alta tensão funciona como um jogo de roleta russa, colocando em risco trabalhadores para levar energia elétrica a sua casa. 

Guarda-costas/seguranças

Políticos, grandes empresários e celebridades requerem a companhia constante dos guarda-costas e seguranças para proteção individual. E são profissionais que literalmente dão a vida no trabalho, na busca pela proteção do segurado. 

Eletricistas

A tecnologia moderna realmente parece matar, não é? Aqui, temos o eletricista entre os trabalhos mais perigosos do mundo. Ainda que a voltagem com a qual lidam seja menor do que os instaladores de linhas de distribuição e transmissão, qualquer deslize no reparo de uma tomada pode ser mortal. 

Entregadores

Já ouviu o ditado de que o “parachoques dos ciclistas e motociclistas é seu próprio corpo”? Pois é, além da falta de proteção, os entregadores ainda precisam lidar com o trânsito maluco e intolerante a quem anda sobre duas rodas. 

Por isso, há tantos acidentes, muitos deles fatais, envolvendo entregadores, motivo de constantes protestos por melhores condições de trabalho. 

Trabalhadores da construção civil

Impressionante olhar os imponentes arranha-céus e edifícios suntuosos, não é mesmo? Mas, lembre-se de que sua construção envolve equipamentos poderosos e escavações de grande profundidade para estabelecer as fundações. Sem falar na altura com a qual os trabalhadores da construção civil lidam diariamente. 

Mesmo que os equipamentos de proteção individual sejam altamente obrigatórios, este é um dos trabalhos mais perigosos do mundo. Consequentemente, é também alvo constante de fiscalizações e acompanhamento de sindicatos.  

Guias de montanha

Ainda que o esporte radical seja uma aventura prazerosa para os praticantes, os guias de montanha têm, sim, um trabalho perigoso. Ok, há todo um aparato de proteção e segurança envolvido, mas a atividade requer escalada de altos picos, além da exposição a intempéries e reações da natureza. 

Trabalhadores de limpeza urbana

Em algumas cidades do mundo, a limpeza de rua é feita com veículos seguros, o que resguarda a segurança dos trabalhadores. Mas, isso não é feito em todo o mundo. Logo, há locais em que garis são os responsáveis pela limpeza urbana. Os riscos de acidentes de trabalho são muitos, entre eles: 

  • feridas com objetos cortantes descartados de forma incorreta 
  • atropelamentos 
  • acidades com o moedor do caminhão 

Então, antes de jogar aquele papel de bala na rua, pense no risco que as pessoas correm para deixar a sua rua mais limpa. 

Bombeiros

Não, não dá para deixar os bombeiros de fora de uma lista com os trabalhos mais perigosos do mundo! Os profissionais lidam com o controle de grandes incêndios florestais, em construções e ações de resgate. Ou seja, lidar com o perigo oferecido pelo fogo é uma tarefa diária para eles!

Policiais

Imagine sair para trabalhar, todos os dias, sem saber se, de fato, vai voltar para casa. Essa é a realidade dos policiais que, diariamente, lidam com o enfrentamento de criminosos, muitos deles de alta periculosidade. 

Mas, o perigo da função não está apenas no combate à criminalidade, como também em pequenos detalhes. É muito comum, por exemplo, assistir a notícias de policiais mortos ou feridos em acidentes de trânsito nas perseguições, atentados, entre outras situações.  

Pessoal de Busca e Salvamento

Aqui, o trabalho é o próprio perigo! Afinal, ninguém é resgatado em condições seguras, não é mesmo? A Guarda Costeira, Defesa Civil e, novamente, bombeiros estão entre as organizações dedicadas a literalmente salvar a vida de vítimas de acidentes e outras situações que as colocaram em risco. 

Os salva-vidas, equipes de resgate e muitos socorristas muitas vezes dão suas próprias vidas na esperança de salvar aqueles ao seu redor.

Caminhoneiros

Quem trafega diariamente pelas estradas mundo afora realmente se expõe a um perigo constante. Embora os caminhões sejam cada vez mais seguros e a própria função exija critérios de segurança, os riscos seguem elevados. Nisso, podemos incluir acidentes, assaltos e até riscos a condições naturais.

Se você não está empregado em um dos trabalhos mais perigosos do mundo, deve refletir bem antes de reclamar do próprio emprego. Porém, se for um dos heróis sem capa listados acima, o mínimo devido é o agradecimento por executar funções de risco em prol do outro. 

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->