Confira o top 10 das melhores praias da bela João Pessoa

A simpática capital da Paraíba tem praias maravilhosas que a colocam no ranking dos destinos mais visitados do Nordeste brasileiro.

João Pessoa, capital da Paraíba, conquistou seu espaço entre os destinos mais procurados para quem pretende visitar o Nordeste. Boa estrutura hoteleira, atrações culturais, vida noturna agitada e segurança são alguns dos motivos para seu atual status. Mas, sem dúvida, o mar quentinho e as areias branquinhas são o desejo maior do turista. Confira o top 10 das melhores praias da bela João Pessoa para organizar a sua visita. 

A cidade de João Pessoa tem população estimada superior a 721 mil habitantes, conforme o último Censo. Porém, o contingente cresce substancialmente no verão, já que a capital paraibana se destaca como polo de atração turística no Nordeste. Ainda assim, Jampa, como é carinhosamente apelidada, segue com o sossego e tranquilidade das pequenas cidades, permitindo que o turista curta bem as suas belas praias. 

O litoral paraibano tem, no total, mais de 130 km de extensão e dá a impressão de ser explorado com facilidade. Contudo, algumas praias situadas ao norte de João Pessoa têm acesso um pouco mais difícil. Felizmente, a capital está no meio da costa, permitindo que o viajante faça passeios de bate-volta pela orla. A seguir, uma lista com o top 10 das melhores praias de João Pessoa

As melhores praias de João Pessoa

1 Praia do Bessa

Praia do Bessa
Praia do Bessa

A Praia do Bessa é uma das maiores praias urbanas de João Pessoa e, por isso, uma das mais frequentadas pelos moradores da cidade. O nome vem do antigo dono das terras, o sr Manuel Bessa, que viveu na região no século XVII. A praia tem 6 km de extensão e águas perfeitas para a prática de esportes, como kitesurf e vela. A orla agitada reúne jogadores de vôlei, futebol e frescobol, além de gente caminhando. 

Ao entardecer, as barracas e quiosques ficam lotados de gente em busca de um bom happy hour e, por que não, baladas e paqueras?  A Praia do Bessa também tem excelente estrutura hoteleira. 

2 Praia Cabo Branco

Praia Cabo Branco
Praia Cabo Branco

Um dos cartões-postais de João Pessoa, a Praia Cabo Branco está a 4 km do centro e é o palco dos maiores eventos e apresentações artísticas da cidade. Bem no meio da cidade, a praia é a mais urbana e procurada pelos moradores, especialmente os praticantes de atividades físicas. Além da pista de cooper e ciclovia, a avenida fecha diariamente para práticas esportivas das 5 às 8h da manhã. 

Na orla, barracas e quiosques oferecem comodidade, boas opções gastronômicas e infraestrutura para os banhistas que buscam as águas cristalinas e de poucas ondas. 

3 Praia de Tambaú

Praia de Tambaú
Praia de Tambaú

Outro cartão-postal de João Pessoa, a Praia de Tambaú é a mais turística da capital, por isso, concentra a maior parte dos hotéis. O mar sem ondas de cor esverdeada contrasta com a areia cercada por coqueiros. A orla é cheia de bares, restaurantes e quiosques que atendem a todos os bolsos, estilos e gostos. No centrinho, a Feira de Artesanato e o comércio abundante oferece o melhor dos produtos típicos regionais. 

Isso sem falar no imperdível passeio para as Piscinas Naturais de Picãozinho. É da Praia de Tambaú que sai o passeio de dia inteiro que acontece sempre na maré baixa.

4 Praia de Manaíra

Praia de Manaíra
Praia de Manaíra

Apesar de urbana, a Praia de Manaíra é bastante tranquila, principalmente para quem procura por relaxamento e banhos de sol sem empecilhos. A orla tem boa área verde que embeleza a pedalada ou caminhada. Pela faixa de areia, se espalham equipes de vôlei e futebol de areia. Para repor as energias, vale tomar um açaí ou água de coco em um dos bares da orla enquanto aprecia o maravilhoso pôr-do-sol.

No entanto, alguns pontos são impróprios para banho e a praia não tem grande infraestrutura turística. Por isso, confira as condições da água antes de entrar no mar. 

5 Praia da Ponta do Seixas

Praia da Ponta do Seixas
Praia da Ponta do Seixas

A Praia da Ponta do Seixas é o ponto continental mais oriental das Américas, uma ponta de areia com águas azuis que vai invadindo o mar. Barracas rústicas nas falésias servem bebidas e petiscos para os turistas que admiram o farol. Vale lembrar que o melhor horário para ir à praia é na parte da manhã, pois as falésias fazem sombra à tarde. Aproveite para contratar o passeio de barco até as Piscinas Naturais do Seixas, entre a Ponta e a Penha. 

O trajeto dura cerca de 30 minutos mar adentro e permite explorar as piscinas formadas pela faixa de coral ainda pouco exploradas. No passeio, é obrigatório aventurar-se no mergulho e prática de snorkel para observar os peixinhos coloridos. 

6 Praia do Poço

Praia do Poço
Praia do Poço

A Praia do Poço tem mar calmo propício para o banho e, ao mesmo tempo, esportes náuticos, como windsurfe e jet-ski. Na alta temporada, a areia é disputada, graças às barracas, quiosques, cadeiras e espreguiçadeiras. Da praia, saem diversos passeios de barco pela região.

7 Praia Camboinha

Praia Camboinha
Praia Camboinha

A Praia Camboinha não fica exatamente em João Pessoa, mas no município de Cabedelo, a 18 quilômetros da capital. Protegida por uma faixa de arrecifes, a praia é linda e permite avistar piscinas naturais de até 1,80m de profundidade. Nelas, dá para praticar snorkel, mergulho ou, simplesmente, relaxar um pouquinho. Ao voltar para a orla, a tranquilidade continua, pois há poucas barracas e quiosques. 

8 Praia Formosa

Praia Formosa
Praia Formosa

Também em Cabedelo, a Praia Formosa fica a 17 quilômetros de João Pessoa e entre as preferidas dos moradores da capital. As águas são calmas e cristalinas mas, no alto mar, praticantes de windsurfe aproveitam os bons ventos. A faixa de areia é dividida entre banhistas, partidas de vôlei e futebol. A praia também dispõe de quiosques, bares, restaurantes, hotéis e pousadas que completam a excelente infraestrutura.

9 Praia de Intermares

Praia de Intermares
Praia de Intermares

Ainda em Cabedelo, a Praia de Intermares é dividida em duas. De um lado, a parte tranquila enquanto, no outro, o Mar do Macaco é um point de esportes como surf, windsurf, kitesurf e wakeboard. A praia também considerada uma área de proteção por ser ponto de desova das tartarugas-marinhas. Portanto, muito cuidado enquanto curte a orla agitada pelas barracas e quiosques.  

10 Tambaba

Tambaba
Praia Tambaba

Por último e não menos importante, a famosa Praia de Tambaba, que fica no município de Conde, a 30 km de João Pessoa, mas vale a visita. Cheia de corais, pedras e morros, é dividida em duas partes. Na primeira, o nu é proibido e os visitantes podem aproveitar a piscina natural em meio às pedras. Um pouco mais adiante, a portaria sinaliza o acesso à segunda parte, onde só entram os adeptos ao nudismo. É trecho mais lindo da praia, com 300m de extensão e uma imponente falésia. 

Atenção às regras: evite fotos (exceto uma selfie no mirante) e homens desacompanhados não podem entrar (apenas na companhia de um casal).

Bônus

11 Areia Vermelha

Areia Vermelha
Ilha de Areia Vermelha

A Praia de Areia Vermelha é itinerante, ou seja, só existe conforme a maré. Assim que a maré desce, um bloco de areia forma a Areia Vermelha quando aparece no meio do mar, entre corais e piscinas naturais. Por isso, o lugar é de proteção ambiental. Só é possível chegar até lá por barco. Do contrário, a maré pode subir e o banhista precisa nadar até o continente.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Especial: Viagem com segurança durante a pandemia