Silenciar notificações aumenta a compulsão pelo celular – Entenda o motivo!

Algumas pessoas buscam silenciar as notificações para mexer menos no celular, mas será que isso funciona?

- Tempo de leitura: 1 minuto -

As pessoas estão preocupadas com o uso compulsivo de smartphones, uma vez que eles se tornaram um dos componentes mais importantes de nossas vidas. No entanto, o novo vício em smartphones ainda é um tema que vem sendo discutido por especialistas nos últimos anos.

À medida que essa preocupação aumenta, ações para reduzir o uso de celulares também crescem. Por isso, confira neste artigo se silenciar notificação pode ajudar a mexer menos no smartphone.

Desativar as notificações pode ajudar a reduzir tempo no celular?

Uma pesquisa mostra que o americano gasta cerca de 5 horas por dia em seu smartphone. Essa é uma das principais razões pelas quais muitas pessoas estão preocupadas com a incapacidade de ignorar seus telefones e estão procurando maneiras de se desconectar.

LEIA MAIS: 4 aplicativos que estão acabando com a bateria do seu celular – Confira!

Desativar as notificações é uma técnica popular. Estar ciente de todas as mensagens e alertas cria um desejo irresistível de saber o que está por trás do empurrão sutil dessa notificação.

Portanto, desativar as notificações deveria facilitar às pessoas esquecerem seus smartphones, certo? Não necessariamente! Veja o que um estudo recente diz sobre isso.

Estudo para descobrir se silenciar a notificação ajuda a reduzir o tempo no celular

Em um novo estudo, 138 usuários do iPhone foram entrevistados pelos pesquisadores ao longo de quatro dias, pedindo-lhes que descrevessem como usaram o recurso Screen Time do dispositivo.

A ferramenta possibilitou aos pesquisadores obter dados específicos sobre se as notificações foram ativadas ou desativadas, quantas notificações foram recebidas diariamente, quanto tempo as pessoas passaram em seus telefones em geral e com que frequência eles usaram seus telefones.

Surpreendentemente, os resultados mostraram que as pessoas eram mais propensas a verificar seus telefones quando as notificações estavam silenciosas que quando estavam tocando.

LEIA MAIS: Seu celular está lento? Veja como resolver esse problema!

Isso porque a falta de notificações cria incerteza sobre se alguma mensagem importante ou interessante chegou no dispositivo. Ironicamente, isso pode realmente aumentar a nossa propensão a verificar nossos telefones.

Quer ter acesso a mais artigos como este? É só continuar no nosso site Rotas de Viagem

Você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->