Será que funciona? Nesses países a jornada de trabalho é de 4 dias!

Veja quais são os países que já implementaram essa maravilha no mundo no trabalho

Imagina trabalhar apenas 4 dias na semana? Um sonho, não é mesmo? Mas isso já é realidade em vários lugares. Alguns países começaram a testar e outros até mesmo já adotaram a jornada de trabalho de apenas 4 dias por semana. 

Sobre a jornada de trabalho “comum”

A jornada de trabalho semanal de 5 dias que é presente hoje e de 6 dias em alguns ramos de trabalho, foi estabelecida por volta de 1920. O intuito disso era fazer com que os trabalhadores fossem mais produtivos e eficientes, então essa escala passou a ser mantida em quase todos os países. 

Entretanto, isso está mudando aos poucos. Veja alguns países que já adotaram ou estão testando a carga horária menor. 

Islândia

A Islândia testou com 2.500 trabalhadores, entre 2015 e 2019, um projeto de implantar jornada semanal reduzida, de 40h para 35/36 horas, conservando a mesma remuneração salarial. 

Em um estudo feito e avaliado pela Associação de Sustentabilidade e Democracia (Alda) e pela think britânico Autonomy, foi concluído que o bem-estar dos funcionários melhorou muito com a jornada reduzida. 

Os processos do trabalho foram otimizados, além de ter mais cooperação entre os colaboradores. A produtividade continuou a mesma, e em alguns casos, até aumentou. Após a fase de teste, então os sindicatos negociaram a redução permanente da jornada de trabalho. 

Atualmente, na Islândia cerca de 86% dos trabalhadores no país têm o direito de trabalhar apenas 4 dias semanais. 

Espanha

A Espanha ainda está em fase de teste, além disso, busca voluntários em diversas empresas para fazer a redução de 40 horas para 32 horas de trabalho semanal. Esse projeto de teste é financiado pelo governo, o qual visa direcionar em torno de 50 milhões de euros para as empresas que escolherem participar. 

Nova Zelândia

Na Nova Zelândia, a Unilever, multinacional de alimentos e produtos farmacêuticos, está testando o trabalho em 4 dias por semana, mantendo a mesma remuneração. Esse teste será feito durante um ano mais ou menos, e se a empresa tiver sucesso com esse modelo, planejam expandir para outros países. 

Bélgica

Em fevereiro de 2022, a Bélgica começou a implantar a jornada de trabalho de 4 dias, mas o trabalhador pode distribuir a carga horária total em 4 ou 5 dias. 

Isto é, a carga horária de trabalho é de 38 horas semanais, porém o trabalhador por escolher trabalhar mais em uma semana para reduzir na outra. Ou seja, trabalhar 45 horas em uma semana e reduzir as 7 horas adicionais na semana seguinte. É possível escolher isso pelo colaborador e pode renovar ou alterar o modelo a cada 6 meses. 

O governo pretende com isso, flexibilizar e tornar a economia mais dinâmica, melhorando também a relação entre família e trabalho.

Então, gostou dessa dica? Confira muitas outras dicas em nosso blog, basta clicar aqui agora mesmo e aproveitar! 

Você pode gostar também