5 maneiras de manter o seu cartão de aproximação seguro contra roubos

Embora seja mais prático, o cartão por aproximação é mais suscetível à fraudes. Portanto, veja como deixá-lo mais seguro!

- Tempo de leitura: 2 minutos -

A segurança do cartão por aproximação é um assunto que tem sido muito discutido nos últimos tempos. Esse recurso surgiu para tornar as transações mais práticas. Mas, por outro lado, ele é mais suscetível à ação dos golpistas.

Isso porque, a depender do valor, as compras realizadas com cartão por aproximação não exigem senhas. Logo, caso o consumidor perca o seu cartão qualquer pessoa pode utilizá-lo.

Além disso, muitos criminosos têm conseguido aplicar golpes ao aproximar maquininhas nas bolsas e carteiras de suas vítimas. Preocupados com isso, muitos especialistas têm falado sobre a segurança do cartão por aproximação e como fazer para evitar a ação dos infratores.

Desse modo, continue lendo esse artigo até o final para saber como deixar o seu cartão por aproximação mais seguro. Confira a seguir!

5 dicas para garantir a segurança do cartão por aproximação:

Desabilite essa função

A melhor forma de garantir a segurança do seu cartão, é desabilitando essa opção. Para isso, basta acessar o aplicativo ou entrar em contato com a empresa para fazer a solicitação.

LEIA MAIS: 

Diminua o valor-limite permitido para compras por aproximação

Se você deseja continuar usando esse recurso devido à praticidade, a dica é pedir para o banco diminuir o valor-limite para compras por aproximação. Por exemplo, você pode solicitar que seja permitido até R$ 50,00.

Atenção ao material da bolsa ou carteira

Bolsas e carteiras revestidas por metal podem impedir a ação das maquininhas. Assim, os golpistas não vão conseguir fazer as transações. Então, você pode guardar o cartão por aproximação dentro desses materiais para ter uma maior segurança.

Dê preferência ao cartão virtual

Para compras na internet, é melhor que você utilize o cartão virtual. Isso porque, após ser gerado pela operadora, ele é válido por até 24 horas e permite apenas um tipo de transação. Após esse tempo, ele se torna inválido e ninguém poderá utilizá-lo.

Revista o cartão com papel laminado

Por fim, assim como as bolsas e carteiras de metal, cobrir o cartão com papel laminado também impede a ação das maquininhas. Logo, é uma excelente opção para melhorar a segurança do cartão por aproximação.

O que fazer depois de ter o cartão clonado?

Caso o seu cartão por aproximação tenha sido clonado, o recomendado é bloqueá-lo imediatamente com o banco e fazer um boletim de ocorrência.

Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Rotas de Viagem!

Você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->