Santuário de Las Lajas, a igreja colombiana sobre o abismo!

Os mistérios e maravilhas do Santuário de Las Lajas, um dos mais belos lugares para visitar na Colômbia.

- Tempo de leitura: 6 minutos -

Já percebeu como o turismo na América do Sul vem crescendo nos últimos anos? A Colômbia, por exemplo, deixou para trás seu passado marcado pelo tráfico para abraçar visitantes do mundo inteiro em busca de suas cidades históricas e praias estonteantes. Lá mesmo, a 130 pés de altura fica a igreja mais bela do mundo: o Santuário de Las Lajas, a igreja colombiana sobre o abismo. 

Santuário de Las Lajas, na Colômbia: Fachada
O Santuário de Las Lajas é está em um cânion
Booking.com

O santuário tornou-se um dos atrativos turísticos mais importantes da Colômbia, não só por sua arquitetura, como também por sua localização. A igreja fica simplesmente dentro do Canyon do Rio Guáitara. Por isso, as pessoas a chamam como um milagre de Deus sobre o abismo. A joia da engenharia é dedicada à veneração de Nossa Senhora de Las Lajas Ipiales, após a crença de um milagre.

Onde fica o Santuário de Las Lajas?

Conhecida como “a igreja mais bonita do mundo”, o Santuário de Las Lajas está localizado no município de Ipiales, no departamento de Nariño. O local é visitado por peregrinos de todo o mundo desde o século XVII. 

O Santuário de Las Lajas está localizado a 10 quilômetros da fronteira com o Equador, a 7 quilômetros de Ipiales e a 80 quilômetros da cidade de San Juan de Pasto.

A história do Santuário de Las Lajas

A história do santuário começa com um milagre. De acordo com a lenda, Maria Meneses de Quiñones e sua filha surda-muda, Rosa, passeavam pelo Cânion da Guáitara, em 1754, quando uma forte tempestade as fez parar. 

Bem ali, quando buscavam abrigo, viram a figura da Virgen de Las Lajas. Aliás, as duas sentiram que uma força as guiava para uma caverna, onde puderam ver a imagem de Nossa Senhora em uma das paredes.

Naquele momento, a filha foi curada. A cura foi percebida, pois a menina gritou para a mãe ao apontar para a imagem.  O milagre foi contado por toda a aldeia, e logo pessoas de toda a região começaram a visitar o local. 

O primeiro santuário no local foi construído alguns anos após o suposto aparecimento, todo feito de palha e madeira. Em 1802, um santuário maior foi construído, já com a ponte o conectando ao outro lado do cânion. 

Finalmente, em 1915, uma pequena capela começou a ser construída, finalizada em 1949, graças a doações de paroquianos locais. Após a construção, o governo da Colômbia declarou o Santuário de Las Lajas patrimônio cultural da nação. 

Posteriormente, em 2006, conquistou o segundo lugar na lista das maravilhas da Colômbia. O interessante é que o milagre de Rosa aparentemente não foi o único. 

Santuário de Las Lajas (Colômbia) à noite: Luzes noturnas
As belas luzes noturnas do Santuário

Muitos outros casos foram relatados ao longo dos anos e mais pessoas viajaram para ver a pedra que refletiu a Virgem Maria. O Santuário de Las Lajas recebeu a coroação canônica do Vaticano em 1952, sendo transformado em basílica menor em 1994.

O que fazer no Santuário de Las Lajas?

A igreja, em si, já é uma atração, com seu teto projetado em forma de cruz, mas não só isso! Um dos monumentos mais importantes da igreja é a La Virgen de Nuestra Señora del Rosario de Las Lajas, afinal é a responsável por dar vida ao próprio santuário. Por isso, enquanto estiver lá, não deixe de admirar as jóias da imagem, assim como a coroa repleta de ouro, pedras preciosas, safiras, diamantes, esmeraldas e pérolas.

La Virgen de Nuestra Señora del Rosario de Las Lajas
La Virgen de Nuestra Señora del Rosario de Las Lajas

O santuário também tem um museu criado em 2000. O local abriga uma coleção de arte com diversos objetos, livros e documentos pré-colombianos da época da construção, além de arte sacra regional. Ainda exibe objetos encontrados na área durante as obras. 

E o que falar da arquitetura do Santuário de Las Lajas? A igreja tem estilo neogótico perfeitamente harmonizada com o cânion. Uma mistura de mistério e beleza natural!

O santuário é uma atração turística popular na Colômbia, por isso, é bom evitá-lo no dia 15 de janeiro, aniversário do monumento, ou na Semana Santa. Ambos são dias particularmente cheios.

Ademais, lembre-se que a temperatura local é de cerca de 11º C, por isso, use roupas que protejam do frio, bem como um guarda-chuva. Também é imprescindível usar calçados confortáveis para desfrutar da sua visita sem se cansar logo.

E como é dentro da igreja? Seu belo interior branco tem detalhes dourados e bancos de madeira como a maioria das igrejas na Colômbia. Além disso, possui belos vitrais com imagens das torres e peixes esculpidos adornando as portas. Os desenhos são inspirados na região ribeirinha. Além disso, estátuas de anjos brancos tocando instrumentos adornam a ponte, entre outras peças de arte.

Interior do Santuário de Las Lajas (William Sosa, CC BY-SA 3.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0>, via Wikimedia Commons)
Interior do Santuário de Las Lajas (William Sosa, CC BY-SA 3.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0>, via Wikimedia Commons)

Ao completar sua peregrinação à igreja, muitos visitantes deixam placas para comemorar a jornada ou para pedir a bênção da virgem. As placas alinham os degraus e o próprio caminho até a igreja.

Placas no caminho para o Santuário de Las Lajas
Placas no caminho para o Santuário de Las Lajas

Como chegar ao Santuário de Las Lajas

➩ De avião

O aeroporto mais próximo do vilarejo de Las Lajas é o ‘San Juan de Pasto’. De lá, é possível alugar um carro para chegar à estação do teleférico. Ao chegar no ponto de desembarque, a caminhada dura de 7 a 10 minutos descendo a colina até a igreja. Além disso, há uma trilha para caminhadas no vale abaixo, com algumas vistas belas. 

➩ De carro

Tanto de carro particular quanto táxi, é possível ir direto de Pasto até Ipiales. A viagem dura cerca de duas horas, mas ainda que haja estacionamento no local, é necessário descer 200 degraus para entrar na igreja. De Ipiales à igreja, um táxi coletivo ou compartilhado cobra de 2.000 a 3.000 pesos por pessoa. O privativo custa cerca de 10.000 pesos. 

➩ Teleférico

Em virtude do impacto turístico que o monumento teve, tornou-se necessária a criação de diferentes meios de transporte que levassem os turistas até lá. Por isso, em 2015, foi construído um teleférico com o objetivo de facilitar o acesso ao santuário. 

Depois de chegar ao teleférico, o passeio dura 15 minutos na subida de 1.500 metros. Considere que, ao usar o serviço, ainda terá que descer 100 degraus para entrar na igreja. 

Teleférico para o Santuário de Las Lajas
Teleférico para o Santuário de Las Lajas

O Santuário de Las Lajas é gratuito para entrar, embora o museu custe 1.500 pesos por pessoa, preço que vale cada centavo. Sem dúvida, o Santuário de Las Lajas é um dos melhores lugares para se visitar na Colômbia. Então, planeje já sua viagem para conhecê-lo!

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.