Salário dos professores pode ficar isento do Imposto de Renda – Saiba mais!

Medida beneficiaria os professores em exercício e busca incentivar mais pessoas a atuarem no magistério.

- Tempo de leitura: 1 minuto -

O imposto de renda de pessoa física incide sobre os salários e outros tipos de renda de um indivíduo. Por causa de isenções, deduções e créditos, a maioria dos indivíduos não paga impostos sobre toda a sua renda. Esse pode ser o caso dos professores

Uma proposta que tramita no Senado Federal quer isentar o pagamento de Imposto de Renda a professores de todos os níveis. A medida foi sugerida pelo projeto de lei do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). 

“Nossa ideia é beneficiar os professores ora em efetivo exercício e incentivar o maior número possível de pessoas a migrar para o magistério”, disse Petecão em entrevista. O projeto segue em análise no Senado e você pode opinar se é a favor ou contra no site do Senado.

Para acompanhar a tramitação do projeto basta acessar o site do Senado.

Imposto de Renda

Todos os anos o governo cobra dos contribuintes o Imposto de Renda. Esse é um tipo de imposto cobrado sobre a renda gerada por empresas e indivíduos dentro de sua jurisdição. Por lei, os contribuintes devem apresentar uma declaração de imposto de renda anualmente para determinar suas obrigações fiscais. 

O imposto de renda é uma fonte de receita para os governos. Eles são usados ​​para financiar serviços públicos, pagar obrigações governamentais e fornecer bens aos cidadãos. Certos investimentos, como a poupança, tendem a ser isentos de imposto de renda.

O Brasil emprega um sistema de imposto de renda progressivo no qual os que ganham mais pagam uma alíquota de imposto mais alta em comparação com seus colegas de renda mais baixa. 

A Receita Federal coleta impostos e aplica a legislação tributária no Brasil. A Receita emprega um conjunto complexo de regras e regulamentos relativos ao rendimento reportável e tributável, deduções, créditos, etc. A agência coleta impostos sobre todas as formas de renda, como ordenados, salários, comissões, investimentos e ganhos comerciais.

O imposto de renda que o governo arrecada pode ajudar a financiar programas e serviços governamentais, como previdência social, segurança nacional, escolas e estradas.

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->