Refrigerantes: 5 fatos surpreendentes que você provavelmente não sabia!
Embora sejam populares, os refrigerantes possuem muitas curiosidades que talvez você desconheça.
Desde as origens das farmácias do século XIX até o simbolismo cultural, o mundo está cheio de fatos interessantes e, às vezes, bizarros sobre os refrigerantes. Veja a seguir 5 curiosidades sobre refrigerantes.
5 fatos que você não sabia sobre refrigerantes
Originalmente criados por farmacêuticos
Atualmente, é possível encontrar refrigerante em diversos lugares, como restaurantes, fast-foods, ruas e até mesmo aviões. No entanto, no início da história do refrigerante, as farmácias eram o único local onde era possível comprá-lo.
Nos Estados Unidos, o surgimento do refrigerante remonta à prática da era vitoriana de venda de medicamentos patenteados. Na verdade, as primeiras versões do refrigerante eram consideradas tônicos medicinais.
Ingredientes que hoje são ilegais
Os primeiros refrigerantes possuíam ingredientes considerados estranhos para essa finalidade e até ilegais, sendo eles o tabaco e a cocaína.
LEIA MAIS: Por que a Coca-Cola do McDonald tem sabor diferente? Descubra o segredo!
Feitos a partir de materiais de construção
Nos primórdios das bebidas gaseificadas, a fabricação era bastante rudimentar. A carbonatação era um processo desafiador, mas a Era Industrial impulsionou a busca por soluções técnicas.
A carbonatação consiste em dissolver dióxido de carbono em um líquido para torná-lo gasoso.
Para criar o ácido carbônico, o químico e empresário inglês John Matthews utilizou carbonato de cálcio em pó em sua residência. No entanto, ao mudar-se para os Estados Unidos em 1832, ele descobriu que o mármore era um material mais facilmente disponível e passou a usá-lo.
Sabor especial de refrigerante para quem não se importava
Uma das fascinantes características dos refrigerantes ao longo dos séculos é a grande variedade de sabores criados para agradar todos os paladares. Em tempos passados, havia até mesmo um sabor específico conhecido como “Don’t Care”, criado para os clientes que não conseguiam decidir por um sabor ou que procuravam uma bebida mais forte do que os refrigerantes açucarados.
No passado, essas bebidas continham baixo teor alcoólico. Uma receita publicada em 1897 no The Standard Manual of Soda and Other Beverages incluía uma combinação de xaropes de frutas, extrato de baunilha e vinho do Porto. Outra receita de xarope “Don’t Care” envolvia uísque, xarope simples e essência de noz-moscada.
LEIA MAIS: Top 5 bebidas alcoólicas leves: saboreie sem culpa e com moderação!
Fanta nasceu por necessidade de guerra
A bebida, que recebeu esse nome após a palavra alemã Fantasie, nasceu de fato por necessidade de guerra na Alemanha nazista. Durante a Segunda Guerra Mundial, a filial alemã da Coca-Cola se deparou com um problema: como manter a produção do seu popular refrigerante diante das restrições de guerra que impediam a importação dos ingredientes necessários.
Então, Max Keith, chefe das operações alemãs da Coca-Cola, ordenou que sua equipe criasse um novo refrigerante usando apenas os subprodutos disponíveis da indústria, como soro de leite, aparas de frutas e fibras de maçã. O resultado foi Fanta, um refrigerante com sabor de laranja borbulhante que foi um sucesso imediato.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!