Recurso do Uber é voltado para proteger adolescentes – Veja como funciona!
Protegendo os jovens: a nova funcionalidade 'Adolescentes' da Uber
A Uber anunciou a expansão do recurso “Adolescentes” para todo o país em fevereiro de 2024.
Esta ferramenta, anteriormente disponível em alguns locais como Belo Horizonte e Recife ainda em 2023, visa proporcionar aos pais e responsáveis uma maneira de maximizar a proteção de jovens entre 12 e 17 anos no uso do aplicativo. Entenda em detalhes!
LEIA MAIS: 7 destinos brasileiros acolhedores para você visitar e aproveitar
Funcionalidades e recursos
Com o recurso ativado, os responsáveis agora terão várias possibilidades para maximizar a segurança do usuário adolescente, podendo os responsáveis, inclusive, falar diretamente com o motorista via ligação, caso seja necessário. A ferramenta oferece ainda quatro recursos essenciais para trazer mais tranquilidade aos pais. Confira:
U-Acompanha
Este recurso permite que atualizações em tempo real sejam enviadas sempre que o jovem for fazer uma viagem. As atualizações incluem o nome do motorista e informações do carro, proporcionando uma supervisão mais detalhada.
U-Código
Antes do jovem entrar no veículo, será pedido um código para que aquele percurso possa ser feito. A locomoção só será autorizada com o código certo, adicionando uma camada adicional de segurança ao processo.
U-Ajuda
Sensores e dados de GPS serão utilizados para analisar se houver mudança de percurso, alguma pausa ou término precoce da viagem. Caso algo assim ocorra, o sistema enviará um aviso para os responsáveis, garantindo uma resposta rápida em situações potencialmente arriscadas.
U-Áudio
Este recurso permite a gravação de áudio da viagem por meio do sistema da Uber, no aplicativo, oferecendo uma documentação adicional em caso de necessidade de revisão posterior.
Como utilizar o recurso ‘Adolescentes’?
Para usufruir desta função, os pais ou responsáveis precisam acessar o seu perfil na Uber e convidar o jovem para criar sua conta.
O processo é simples: basta clicar em “Conta”, selecionar a opção “Perfil Família” e enviar o convite por meio da lista de contatos do smartphone.
Após receber o convite, o adolescente deverá seguir o link fornecido para criar uma conta própria. Por fim, poderá fazer o uso normalmente, seguindo o que foi descrito anteriormente.
É importante ressaltar que o pagamento das corridas será efetuado pelo responsável, por meio do seu perfil familiar, não sendo aceito pagamento em dinheiro.
Compromisso da Uber com a segurança
A Uber destaca que as contas de adolescente são uma forma segura para que jovens de 12 a 17 anos utilizem a plataforma com o consentimento do responsável legal.
Antes de solicitar a primeira viagem, o adolescente deve concluir um processo de integração de segurança que o instrua sobre os recursos disponíveis em cada viagem.
Os responsáveis legais receberão ainda dicas sobre como preparar o adolescente para sua primeira viagem.
LEIA MAIS: Estas são as 6 melhores sobremesas brasileiras, segundo o TasteAtlas
Identificando viagens de adolescentes
Para facilitar a identificação, as viagens de adolescentes serão marcadas com a mensagem “UberX • Adolescente”.
Esta sinalização permite que os motoristas estejam cientes de que se trata de uma viagem específica, evitando surpresas na hora da partida.
É fundamental que os responsáveis estejam cientes e aproveitem os recursos disponíveis para garantir uma experiência segura para todos os usuários dentro do aplicativo. Você já ativou a proteção para seus filhos?