Recordes mundiais conquistados por plantas incríveis

Num mundo repleto de biodiversidade, existem plantas que superam nossas expectativas e estabelecem marcas extraordinárias.

Num mundo repleto de biodiversidade, existem plantas que superam nossas expectativas e estabelecem marcas extraordinárias. Abaixo você conhecerá algumas plantas com recordes mundiais!

O isolamento e o perigo na natureza

O abeto de Sitka na Antártida desfruta de uma existência solitária, sendo o único de sua espécie em um raio de 222 quilômetros. Sua origem remonta a uma plantação feita por um governador da Nova Zelândia no início do século XX.

LEIA MAIS: 6 tipos de plantas que devemos deixar LONGE dos pets

Por outro lado, a árvore manchineel, encontrada nas costas dos Everglades e do Caribe, carrega o título de árvore mais perigosa. Suas toxinas são tão potentes que até uma simples chuva pode liberar substâncias nocivas de suas folhas.

A antiguidade também é um recorde no mundo botânico. No coração da Califórnia, há um pinheiro-de-bristlecone chamado Matusalém que testemunhou quase cinco milênios de história, sendo a árvore viva mais antiga conhecida.

Gigantes da flora

A Indonésia esconde em suas florestas a Rafflesia arnoldii, uma planta parasita com uma flor de impressionantes proporções, chegando a pesar 11 quilos.

Paradoxalmente, seu tamanho colossal é acompanhado por um odor nada agradável, semelhante ao de um cadáver, utilizado para atrair seus polinizadores.

Outro gigante botânico, o titan arum, pode atingir uma altura de três metros. Esta planta, nativa de Sumatra, produz um odor nauseante para atrair moscas que a auxiliam na polinização. Mas a grandiosidade não se limita a odores desagradáveis.

A Rainha dos Andes, uma rara bromélia encontrada nas montanhas da Bolívia e do Peru, exibe uma haste floral que pode atingir até 12 metros de altura.

LEIA TAMBÉM: 5 ervas poderosas que atraem prosperidade para a sua casa

Velocidade e majestosidade

No reino vegetal, o bambu se destaca pelo ritmo acelerado de crescimento, podendo se estender por até 91 centímetros em um único dia. Esta característica torna-o uma opção ecológica e sustentável para diversas aplicações.

Já o pé de feijão, lembrado em contos infantis, também tem seu recordista na realidade, alcançando uma notável marca de 14 metros de altura.

Finalmente, a árvore mais alta do mundo, uma sequoia chamada Hipérion, ergue-se majestosamente com 116 metros de altura, em meio ao Parque Nacional das Sequoias da Califórnia, um monumento vivo que nos lembra da grandiosidade da natureza.

Caso você tenha se interessado pelas informações contidas neste artigo e queira ver muitas outras semelhantes, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também