Reclinar o assento do avião: 3 dicas básicas para evitar conflitos!

A etiqueta e o bom senso valem muito quando pensar em reclinar o assento do avião

Você já reparou que os assentos das companhias aéreas estão cada vez mais apertados? E não é impressão sua! O espaço entre as poltronas, de fato, é menor hoje do que alguns anos atrás. E, infelizmente, não temos o que fazer para frear essa mudança. Então, resta reclinar o assento do avião para ter mais conforto, certo? Errado! Em alguns casos, essa prática é um desrespeito ao colega de trás!

Aliás, esse assunto gera bastante discussão. Enquanto algumas pessoas afirmam que é um direito seu, outras consideram “empurrar o assento para trás” um insulto. Afinal, como reduzir um espaço que já é pequeno? Por isso, é importante apelar para a etiqueta do avião e, sobretudo, para o bom senso!

LEIA MAIS: Dizer “não” a um convite não é tão ruim quanto você imagina, diz estudo!

Mas então, posso (ou não) reclinar o assento do avião?

Antes de mais nada, vale lembrar que os assentos das companhias aéreas são projetados para reclinar. Por isso, é completamente razoável utilizar esse recurso. O problema, entretanto, está em como você costuma reclinar o assento do avião.

Inicialmente, o ideal é reclinar apenas quando necessário. Ou seja, basta ajustar um pouco o assento para obter o conforto necessário sem, no entanto, invadir muito o espaço da pessoa atrás de você.

Se tem dificuldades nisso, confira as dicas a seguir.

Pense no tipo de voo em que está

Em um voo curto diurno, pode ser melhor não reclinar o assento do avião. Isso porque há a possibilidade real de a pessoa estar, por exemplo, trabalhando no computador atrás de você.

Além disso, caso haja serviço de bordo, pense se a pessoa ainda não está tomando um café ou água, por exemplo. Nestes casos, a bandeja retrátil está possivelmente aberta e aí, já viu, né?

No entanto, em um voo noturno, é difícil argumentar contra o direito de reclinar. Ainda assim, é educado olhar para trás antes de reclinar para verificar se há bebidas quentes ou laptop aberto.

Em seguida, avise que vai reclinar o assento. Assim, a pessoa tem tempo de se preparar.

Considere o timing

Mais uma vez, bom senso na hora de reclinar o assento do avião. A princípio, o melhor momento é o início do voo. Assim, a pessoa de trás tem uma ideia do espaço que tem.

No entanto, vale esperar até depois do serviço de bordo para que ela tenha uma refeição confortável. Afinal, não é nada agradável comer espremido, né?

Assim que a tripulação finalizar o serviço, não custa conferir se a pessoa também terminou de comer. Aí sim, é ok reclinar. E, novamente, informe! Pois, no fim das contas, vai invadir um pouco do espaço alheio, certo?

LEIA MAIS: 6 boas práticas de etiqueta para comunicação via WhatsApp – e outros apps

Tente evitar conflitos ao reclinar o assento do avião

A verdade é que, seja você a pessoa reclamando ou a pessoa “sendo reclamada”, é melhor evitar uma briga a 30.000 pés!

Se quiser reclinar o assento do avião e o passageiro ou passageira recusar, apenas informe que é um direito seu. Porém, procure não exagerar porque, afinal, você não está na sua cama!

Por outro lado, se a pessoa à frente quiser reclinar, lembre-se de que ela tem permissão para fazer isso. Caso lhe incomode muito, tente chegar a um consenso para obter o mínimo de conforto para ambas as partes.

Gostou das dicas? Então, aproveite e veja 8 boas maneiras que você deve ter ao voar de avião.

Você pode gostar também