Receita simples de Panetone e Chocotone para fazer neste fim de ano – Confira!

Saiba como fazer Panetone e Chocotone para suas festas de fim de ano.

- Tempo de leitura: 4 minutos -

Doce, macio e amanteigado, esta receita de panetone conta com uma massa tipo brioche recheada com passas, frutas cítricas e amêndoas embebidas em rum.

Projeto de fim de semana perfeito, esse tradicional pão natalino italiano é uma forma festiva e deliciosa de comemorar as festas de fim de ano!

O panetone é um pão doce italiano originário de Milão. Normalmente é feito na época do Natal e Ano Novo. Na época de sua criação ele era considerado um “bolo de luxo”, visto que o fermento era considerado um ingrediente caro e raro durante o século XV. 

Não há nada mais delicioso do que um panetone caseiro recém-saído do forno. É uma massa simples de trabalhar, mas leva algum tempo para fazer, pois leva muito tempo para crescer, então planeje com antecedência. 

Confira a seguir uma deliciosa receita de panetone. Mas primeiro, algumas observações sobre os ingredientes principais:

Recheios – o panetone é tradicionalmente recheado com frutas cristalizadas.

Rum – não só embeber as frutas no rum ajuda a torná-las maiores, mas também embeber os recheios com rum ajuda a evitar que o pão seque. Se você pular a reidratação da fruta, ela pode secar a massa ao redor, absorvendo a umidade.

Fermento biológico seco – certifique-se de que o fermento que você tem em mãos não venceu. É sempre melhor comprar um pacote novo para garantir que o panetone fique fofo.

Farinha – Recomendamos usar farinha de alta qualidade para esta receita de panetone. Usar farinha forte e rica em glúten ajuda o pão a segurar a fruta embebida.

COMO FAZER PANETONE E CHOCOTONE

Equipamentos

  • Batedeira
  • Tigela grande
  • Formas de panetone
  • Assadeira

Ingredientes

Para a fruta embebida:

  • 1¼ xícara de passas
  • ¾ xícara de frutas cristalizadas
  • ¼ xícara de rum
  • ¼ xícara de água quente
  • ½ xícara de água quente
  • ¼ colher de chá de fermento biológico seco
  • 1 xícara mais 2 colheres de sopa de farinha (135g)

Para a massa:

  • ⅓ xícara de água quente
  • 2 colheres de chá de fermento seco ativo, parte restante de um pacote de 0,25 onças
  • 4 xícaras de farinha (480g)
  • ¾ xícara de açúcar (150g)
  • ½ xícara de manteiga derretida (113g)
  • 4 ovos grandes à temperatura ambiente e divididos
  • 1 colher de sopa de extrato de baunilha
  • 1¼ colher de chá de sal
  • Raspas de 1 laranja
  • ½ xícara de amêndoas lascadas

Instruções

Para o recheio:

  1. Em uma tigela pequena, misture as passas, frutas cristalizadas, a casca de laranja cristalizada, o rum e a água quente. Cubra e deixe de molho por 8 horas ou até 2 dias.

Para a massa:

  1. Na tigela grande da batedeira, misture a água morna e o fermento. Deixe repousar até que o fermento se dissolva. Adicione a farinha e mexa até incorporar bem. Cubra e deixe crescer por pelo menos 8 horas e até 12 horas.
  2. Quando a massa estiver bem crescida, misture a água morna com o fermento e deixe repousar até formar uma espuma, cerca de 5 minutos.
  3. Adicione junto com a farinha, o açúcar, a manteiga, os 3 ovos, a baunilha e o sal. 
  4. Usando o batedor de massa, misture em velocidade baixa até os ingredientes estarem combinados. 
  5. Adicione as raspas de laranja e continue mexendo até formar uma massa lisa, por cerca de 15 minutos. (A massa deve estar puxando principalmente das laterais da tigela. Se isso não acontecer depois de 12 minutos, adicione outra colher de sopa ou duas de farinha.) 
  6. Raspe a massa do fundo da tigela e tampe. Deixe crescer em um local aquecido até dobrar de tamanho, por cerca de 2 a 3 horas.
  7. Enquanto isso, drene todo o líquido restante da fruta embebida. Coloque duas formas de panetone 9x13cm em uma assadeira.
  8. Assim que a massa crescer, coloque a tigela de massa na batedeira com o batedor de massa. Adicione a fruta escorrida e as amêndoas lascadas. Misture em velocidade baixa até que as frutas e nozes estejam bem dispersas na massa, cerca de 1 a 2 minutos. (A massa ficará muito pegajosa.)
  9. Transfira a massa para uma superfície bem enfarinhada. Polvilhe a massa com farinha e sove algumas vezes para formar uma bola. 
  10. Corte a massa ao meio e molde cada metade em uma bola, enfarinhando a massa e as mãos conforme necessário. 
  11. Coloque uma bola de massa em cada uma das formas de panetone. Cubra levemente com um pano de prato úmido ou filme plástico e deixe crescer até que a massa fique um pouco acima da borda da forma, cerca de 3 horas.
  12. Quando o pão estiver quase pronto, aqueça o forno a 200 graus.
  13. Bata o ovo restante e pincele levemente por cima da massa crescida. Coloque a assadeira no forno. Reduza imediatamente a temperatura do forno para 180 graus.
  14. Asse por 40 minutos ou até que o topo esteja marrom dourado e um palito inserido no centro saia limpo, cobrindo levemente com papel alumínio até a metade se o topo estiver escurecendo rapidamente. 
  15. Deixe esfriar completamente sobre uma gradinha. 
  16. Guarde o panetone nas forminhas de papel e embrulhe firmemente em filme plástico até a hora de servir, ou por até 2 semanas. 
  17. Retire com cuidado o papel das laterais antes de fatiar.
Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->